ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL  BRINCAR E APRENDER
PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (MATERNAL
NÍVEL II)
O brinquedo ensina qualquer coisa
que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do
mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a
criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no
quebra-cabeça à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com
sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça,
através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor. 
(KISHIMOTO,
2001, p.36-37)
JUSTIFICATIVA
            Recordar brinquedos e brincadeiras
tradicionais (folclóricas), muitas vezes nos faz lembrar de tempos difíceis em
que havia poucos e raros brinquedos. Isto pode ser levado em conta diante da
variedade de brinquedos que dispomos hoje. Reportamo-nos ao tempo em que era
mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e das
brincadeiras, onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e
acabado. Sendo assim, concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são
fontes enriquecedoras enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na
constituição de grupos. A brincadeira tradicional infantil, uma das
representações folclóricas, baseadas na mentalidade popular, expressa-se,
sobretudo pela oralidade, é considerada como parte da cultura popular. 
            Neste sentido, a brincadeira
tradicional é uma forma de preservar a produção cultural de um povo num certo período
histórico. E é esta representação cultural importante para a construção da
identidade social que será tratada neste projeto utilizando recursos
tecnológicos para que os alunos possam interagir e vivenciar de maneira
prazerosa esta vivência. "Resgatar a história de jogos tradicionais
infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de
vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e
interagir. Configurando-se em presença viva de um passado no presente".
OBJETIVOS
GERAIS:
·        
Desenvolver um trabalho interdisciplinar
de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos
materiais
·        
Resgatar brincadeiras esquecidas ou
desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente
brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável. Criar
brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da
escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e
brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
·        
Desenvolver o senso crítico, a
socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito
cooperativo, etc.
·        
Desenvolver a coordenação motora global,
fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade.
(lúdico)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·        
Aumentar o repertório de brincadeiras
infantis.
·        
Fazer com que as crianças participam de
situações de socialização. 
·        
Participar de jogos que sejam
trabalhadas regras em grupo.
·        
Ampliar as possibilidades expressivas
nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. 
·        
Explorar e identificar elementos da
música para se expressar interagir com outros. 
·        
Produzir trabalhos de arte utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção, confeccionar
junto com as crianças brinquedos feitos de sucatas.
·        
Participar de variadas situações de
comunicação oral. 
·        
Participar de diversas situações de
intercambio social. 
·        
Estabelecer algumas relações entre o
modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
·        
Aumentar o repertório de brincadeiras
infantil;
·        
Registrar de diferentes formas o brincar;
·        
Reconhecer brincadeiras musicais
ressaltadas pela professora;
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS:
·        
Participar de situações de socialização
·        
Participar de jogos que sejam
trabalhadas regras em grupo,
·        
Saber brincar obedecendo as regras
estabelecidas.
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
·        
Construção de brinquedos com sucatas;
·        
Vivenciar os conteúdos trabalhados
através de imagens, som, objetos concretos e diferentes suportes.
LÍNGUAGEM
ORAL E ESCRITA 
·        
Uso da linguagem oral para conversar e
brincar.
·        
Observação e manuseio de materiais
impressos como livro e revistas.
·        
Valorização da leitura como fonte de
prazer e entretenimento.
·        
Participação em situações cotidianas nas
quais se faz necessário o uso da escrita.
·        
Roda da conversa; 
·        
Pesquisa com a família;
·        
 Interpretação oral e através de desenhos; 
·        
Lista dos nomes dos personagens que
aparecem na história;
·        
 Brinquedos que aparecem no filme: Listar os
brinquedos que eles conhecem e aparecem no filme· Falar sobre os brinquedos e
brincadeiras que fazem parte da cultura do povo.
·        
Ressaltar que as brincadeiras não são
iguais em todas as partes do mundo, embora várias delas tenham se espalhado
através dos meios de comunicação.
·        
Pesquisa: propor uma pesquisa sobre as
brincadeiras que os alunos conhecem.
·        
Eles farão uma entrevista com os pais,
avós ou pessoas mais velhas sobre brincadeiras e brinquedos que eles usavam
quando crianças.
·        
Produção de texto feita no coletivo: A
educadora irá propor aos alunos que produzam um livro de brinquedos e brincadeira,
descrever, analisar e ilustrar. 
·        
Trabalhar com as regras, como se brinca
em cada brincadeira e brinquedo.
Observação:
Não esquecer que deve sempre nesta faixa etária trabalhar com o visual, imagens,
para que os alunos possam compreender e entender o que se está ensinando.
MATEMÁTICA
·        
Brincadeiras de pesca com peixinhos
numerados; 
·        
Sequência numérica através de
brincadeiras como: amarelinha, caracol, senhor rato está? E outras;
·        
Exploração de diferentes procedimentos
para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.)
·        
Classificar brinquedo por tamanho, e
tipo, etc.;
·        
Comparação de brinquedos antigos e
brinquedos modernos;
·        
Confecção de jogo da memoria, boliche,
quebra cabeça, jogo das argolas e outros.
ARTES VISUAIS:
·        
Trabalhar com obras artísticas: Brinquedos
e Brincadeiras de Ivan Cruz;
·        
 Apreciar
as obras de arte, questionando os alunos: O que essas imagens possuem em comum?
Quais são os elementos que fazem parte da pintura? Quais são as cores
utilizadas na pintura? Com qual obra você mais se identificou? 
·        
Realizar a releitura de uma das obras utilizando
diferentes recursos e suportes;
·        
Confeccionar diferentes brinquedos
utilizando materiais de sucatas com os alunos;
·        
Confeccionar brinquedos musicais com os
alunos com materiais de sucatas;
·        
Propor para que as crianças desenhem
algumas brincadeiras utilizando vários materiais.
MÚSICA
E MOVIMENTO
·        
Utilização expressiva intencional do
movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
·        
Percepção de estruturas rítmicas para
expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.
Vivenciando as brincadeiras:
·        
Perguntar aos alunos quais são suas
brincadeiras preferidas;
·        
Trazer diferentes brinquedos como corda,
bola, elástico, pião para que os alunos realizem brincadeiras que eles conhecem.
·        
Brincadeiras de roda. 
·        
Com cantigas de roda, junto com as
crianças vão relembrar algumas brincadeiras de roda da época da vovó.
·        
Confeccionar pipas e outros brinquedos
como peões. 
·        
Junto com a educadora as crianças vão
confeccionar e depois brincar de pipas e 
peões.
·        
Pular corda;
·        
Fazer um circuito de brincadeiras com a corda.
·        
Brincar de amarelinha com os alunos;
·        
Confecção de bola de meia;
·        
  Cantigas de roda (ciranda-cirandinha marcha
soldado e etc.);
·        
Confecção de peteca
·        
 Brincadeiras (camaleão, estátua, cobra-cega,
amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.); 
·        
Confecção de pé de lata; 
·        
Confecção de pipa, cata-vento;
·        
Dramatização de cantigas (não atire o
pau no gato, trem de Pernambuco e etc.);
·        
 Exposição de bonecas e bonecos de pano;
·        
Brincar de amarelinha, de cabra-cega;
·        
Bola de gude;
·        
Convidar as mães ou pais para participar
da construção de um brinquedo com seu filho e também brincar;
·        
A criança trazer brinquedos para a
escola;
NATUREZA
E SOCIEDADE:
·        
Participação em brincadeiras, jogos e
canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros
grupos.
·        
Histórias dos brinquedos;
·        
Brinquedos e brincadeiras dos pais;
·        
Brinquedos e brincadeiras de outras
regiões e de outras comunidades (indígenas);
MÚSICA:
·        
Participação em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais.
·        
Entoar para as crianças diferentes
canções que envolvam o tema proposto.
AVALIAÇÃO:
         
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos
alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto
à incorporação devalores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
·        
Exposição dos trabalhos produzidos pelas
crianças;
·        
Exposição de fotos;
·        
Dia do brinquedo ou brincadeira com o
responsável ( marcar com os responsáveis um dia da semana para cada um para
demonstrar e conversar com os alunos uma brincadeira do seu tempo).
 
 
AMEI A PROPOSTA E AS IDÉIAS!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS!!!
PARABENS amei !!!!!!
ResponderExcluirAMEI ESTE PROJETO. ME AJUDOU MUITO. PARABÉNS!
ResponderExcluirAdorei as suas idéias ... vou desenvolver algumas com os meus alunos ... Abraços !
ResponderExcluirmuito bom...
ResponderExcluirmuito bom vou fazer com meus pequenos
ResponderExcluirAmei... Muito bom mesmo !
ResponderExcluirAmei esse projeto, achei dinâmico e diversificado.
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