sábado, 26 de outubro de 2013

Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil (Maternal II- Suelen)


ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL  BRINCAR E APRENDER

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (MATERNAL NÍVEL II)

 

O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor.

(KISHIMOTO, 2001, p.36-37)

 

JUSTIFICATIVA

            Recordar brinquedos e brincadeiras tradicionais (folclóricas), muitas vezes nos faz lembrar de tempos difíceis em que havia poucos e raros brinquedos. Isto pode ser levado em conta diante da variedade de brinquedos que dispomos hoje. Reportamo-nos ao tempo em que era mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e das brincadeiras, onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e acabado. Sendo assim, concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos. A brincadeira tradicional infantil, uma das representações folclóricas, baseadas na mentalidade popular, expressa-se, sobretudo pela oralidade, é considerada como parte da cultura popular.

            Neste sentido, a brincadeira tradicional é uma forma de preservar a produção cultural de um povo num certo período histórico. E é esta representação cultural importante para a construção da identidade social que será tratada neste projeto utilizando recursos tecnológicos para que os alunos possam interagir e vivenciar de maneira prazerosa esta vivência. "Resgatar a história de jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e interagir. Configurando-se em presença viva de um passado no presente".

 

OBJETIVOS GERAIS:

·         Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais

·         Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável. Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.

·         Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc.

·         Desenvolver a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.

·         Fazer com que as crianças participam de situações de socialização.

·         Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.

·         Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.

·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar interagir com outros.

·         Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção, confeccionar junto com as crianças brinquedos feitos de sucatas.

·         Participar de variadas situações de comunicação oral.

·         Participar de diversas situações de intercambio social.

·         Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

·         Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;

·         Registrar de diferentes formas o brincar;

·         Reconhecer brincadeiras musicais ressaltadas pela professora;

 

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

·         Participar de situações de socialização

·         Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,

·         Saber brincar obedecendo as regras estabelecidas.

 

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·         Construção de brinquedos com sucatas;

·         Vivenciar os conteúdos trabalhados através de imagens, som, objetos concretos e diferentes suportes.

LÍNGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Uso da linguagem oral para conversar e brincar.

·         Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.

·         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

·         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

·         Roda da conversa;

·         Pesquisa com a família;

·          Interpretação oral e através de desenhos;

·         Lista dos nomes dos personagens que aparecem na história;

·          Brinquedos que aparecem no filme: Listar os brinquedos que eles conhecem e aparecem no filme· Falar sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura do povo.

·         Ressaltar que as brincadeiras não são iguais em todas as partes do mundo, embora várias delas tenham se espalhado através dos meios de comunicação.

·         Pesquisa: propor uma pesquisa sobre as brincadeiras que os alunos conhecem.

·         Eles farão uma entrevista com os pais, avós ou pessoas mais velhas sobre brincadeiras e brinquedos que eles usavam quando crianças.

·         Produção de texto feita no coletivo: A educadora irá propor aos alunos que produzam um livro de brinquedos e brincadeira, descrever, analisar e ilustrar.

·         Trabalhar com as regras, como se brinca em cada brincadeira e brinquedo.

Observação: Não esquecer que deve sempre nesta faixa etária trabalhar com o visual, imagens, para que os alunos possam compreender e entender o que se está ensinando.

MATEMÁTICA

·         Brincadeiras de pesca com peixinhos numerados;

·         Sequência numérica através de brincadeiras como: amarelinha, caracol, senhor rato está? E outras;

·         Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.)

·         Classificar brinquedo por tamanho, e tipo, etc.;

·         Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;

·         Confecção de jogo da memoria, boliche, quebra cabeça, jogo das argolas e outros.

 

ARTES VISUAIS:

·         Trabalhar com obras artísticas: Brinquedos e Brincadeiras de Ivan Cruz;

·          Apreciar as obras de arte, questionando os alunos: O que essas imagens possuem em comum? Quais são os elementos que fazem parte da pintura? Quais são as cores utilizadas na pintura? Com qual obra você mais se identificou?

·         Realizar a releitura de uma das obras utilizando diferentes recursos e suportes;

·         Confeccionar diferentes brinquedos utilizando materiais de sucatas com os alunos;

·         Confeccionar brinquedos musicais com os alunos com materiais de sucatas;

·         Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras utilizando vários materiais.

MÚSICA E MOVIMENTO

·         Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.

·         Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.

Vivenciando as brincadeiras:

·         Perguntar aos alunos quais são suas brincadeiras preferidas;

·         Trazer diferentes brinquedos como corda, bola, elástico, pião para que os alunos realizem brincadeiras que eles conhecem.

·         Brincadeiras de roda.

·         Com cantigas de roda, junto com as crianças vão relembrar algumas brincadeiras de roda da época da vovó.

·         Confeccionar pipas e outros brinquedos como peões.

·         Junto com a educadora as crianças vão confeccionar e depois brincar de pipas e  peões.

·         Pular corda;

·         Fazer um circuito de brincadeiras com a corda.

·         Brincar de amarelinha com os alunos;

·         Confecção de bola de meia;

·           Cantigas de roda (ciranda-cirandinha marcha soldado e etc.);

·         Confecção de peteca

·          Brincadeiras (camaleão, estátua, cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.);

·         Confecção de pé de lata;

·         Confecção de pipa, cata-vento;

·         Dramatização de cantigas (não atire o pau no gato, trem de Pernambuco e etc.);

·          Exposição de bonecas e bonecos de pano;

·         Brincar de amarelinha, de cabra-cega;

·         Bola de gude;

·         Convidar as mães ou pais para participar da construção de um brinquedo com seu filho e também brincar;

·         A criança trazer brinquedos para a escola;

 

NATUREZA E SOCIEDADE:

·         Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

·         Histórias dos brinquedos;

·         Brinquedos e brincadeiras dos pais;

·         Brinquedos e brincadeiras de outras regiões e de outras comunidades (indígenas);

MÚSICA:

·         Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

·         Entoar para as crianças diferentes canções que envolvam o tema proposto.

 

AVALIAÇÃO:

          Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação devalores, grau de motivação e entusiasmo.

 

CULMINÂNCIA:

·         Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;

·         Exposição de fotos;

·         Dia do brinquedo ou brincadeira com o responsável ( marcar com os responsáveis um dia da semana para cada um para demonstrar e conversar com os alunos uma brincadeira do seu tempo).

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