Procurando na internet, encontrei estes lindos presentinhos para as mães, fáceis de fazer!!
Blog criado para compartilhar assuntos educacionais que dizem respeito a educação infantil e a Escola Brincar e Aprender.
domingo, 21 de abril de 2013
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
PROJETO
MAIO: MÊS DAS MÃES
PROJETO
PARA TRABALHAR O DIA DAS MÃES:
JUSTIFICATIVA:
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há
aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos
nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a
mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.
Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem
do projeto.
OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar os alunos sobre a importância de
comemorarmos o dia das mães e reconhecer a importância da mãe no
círculo familiar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer a importância da figura da
mãe no desenvolvimento do caráter humano;
·
Proporcionar momentos de reflexão sobre
os diversos contextos familiares;
·
Proporcionar condições para que os alunos
tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Estabelecer e ampliar as relações
sociais;
·
Estimular a afetividade entre as
crianças a as mães;
·
Conhecer e identificar diversas
profissões;
·
Desenvolver atenção e a criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e
ampla;
·
Desenvolver a expressão corporal;
·
Brincar expressando emoções,
sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
·
Desenvolver a leitura através da
visualização de figuras.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
·
Nome da minha mamãe;
·
Membros da minha família;
·
Motricidade fina e ampla;
·
Expressão corporal, sentimentos e
emoções;
·
Criatividade e imaginação;
·
Música e ritmo.
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
·
Historinhas, leituras e poemas;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura,
montagem, colagem, noção de limite na folha;
·
Utilização de diferentes recursos para
trabalhar o tema, fantoches, gravuras, revistas etc.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
·
Criar combinações para o
desenvolvimento· da rotina;
·
Respeitar regras pré-estabelecidas;
·
Compartilhar materiais de uso comum, bem
como brinquedos e espaços;
·
Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
·
Ouvir os que os colegas têm para falar;
·
Criar vínculo afetivo com a professora e
os colegas;
·
Valorizar sentimentos de: arrependimento,
amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
·
Socialização.
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
·
Identificar pelo nome a minha mamãe;
·
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
·
Expressar-se;·
·
Participar de variadas situações de
comunicação· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·
Usar a linguagem oral para· conversar,
brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
·
Conversa informal sobre o Dia das Mães,
Profissões;
·
Construção do livrinho de receita, do
cartão pra mamãe;
·
Leitura: “Se as coisas fossem mães”,
confeccionar painel referente á leitura.
MATEMÁTICA:
·
Sequencia fatos;
·
Estabelecer· aproximações a algumas
noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais, etc.;
NATUREZA E SOCIEDADE:
·
Reconhecer e nomear os membros da
família;
·
Participar de atividades que· envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
·
Confecção de cartazes: “As profissões”,
“Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
ARTES VISUAIS:
·
Utilizar o dedo para realizar as
colagens;
·
Confeccionar· presentes e lembranças
para datas especiais;
·
Observar o limite disponível· para os
desenhos, pinturas e colagens;
·
Participar de mímicas das· músicas;
·
Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
·
Grafismo (atividade: ligar os objetos a
mamãe);
·
Colagem: (recortes e colagem de figuras
de revistas);
·
Pintura com lápis de cor, giz de cera e
tinta têmpera;
·
Momento flash: uma foto para mamãe
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
·
Explorar as· possibilidades de gestos e
ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
·
Deslocar-se com destreza progressiva no·
espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
·
Locomover-se pela escola com·
mobilidade;
Pequenos Movimentos:
·
Encaixar objetos por tamanho;
·
Rasgar, amassar e picar materiais com texturas
e tamanhos diferentes;
·
Modelar livremente com massinhas e
argila;
·
Utilização adequada dos talheres·
(colher) e copo, durante as refeições;
·
Dinâmicas com as mães no dia da festa;
MÚSICA/ TEATRO:
·
Participar de· brincadeiras e jogos
cantados e rítmicos;
·
Participar de situações que· integrem
músicas, canções e movimentos corporais;
·
Músicas: “Bate meu coraçãozinho”,
“Mãezinha do céu”, entre outras;
·
Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação;
·
Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação;
CULMINÂNCIA:
·
Conversas na rodinha;·
·
Levantar questionamentos;
·
Pinturas diversas;
·
Ouvir, cantar e dançar diferentes
músicas e ritmos;
·
Confecção do presente da mamãe (TOTAL DE
PRESENTES : 7 )
·
Confecção do cartão da mamãe;
·
Criar um mural com as fotos da mamãe;
·
Ouvir diferentes histórias sobre o tema
família.
·
Apresentação artística para as mães.
CRONOGRAMA:
Período
de 22 /04 à 13/05
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido. Será observado
também quanto à participação das mães neste evento escolar.
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
PROJETO
MAIO: MÊS DAS MÃES
PROJETO
PARA TRABALHAR O DIA DAS MÃES:
JUSTIFICATIVA:
O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há
aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos
nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a
mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.
Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem
do projeto.
OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar os alunos sobre a importância de
comemorarmos o dia das mães e reconhecer a importância da mãe no
círculo familiar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer a importância da figura da
mãe no desenvolvimento do caráter humano;
·
Proporcionar momentos de reflexão sobre
os diversos contextos familiares;
·
Proporcionar condições para que os alunos
tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Estabelecer e ampliar as relações
sociais;
·
Estimular a afetividade entre as
crianças a as mães;
·
Conhecer e identificar diversas
profissões;
·
Desenvolver atenção e a criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e
ampla;
·
Desenvolver a expressão corporal;
·
Brincar expressando emoções,
sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
·
Desenvolver a leitura através da
visualização de figuras.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
·
Nome da minha mamãe;
·
Membros da minha família;
·
Motricidade fina e ampla;
·
Expressão corporal, sentimentos e
emoções;
·
Criatividade e imaginação;
·
Música e ritmo.
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
·
Historinhas, leituras e poemas;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura,
montagem, colagem, noção de limite na folha;
·
Utilização de diferentes recursos para
trabalhar o tema, fantoches, gravuras, revistas etc.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
·
Criar combinações para o
desenvolvimento· da rotina;
·
Respeitar regras pré-estabelecidas;
·
Compartilhar materiais de uso comum, bem
como brinquedos e espaços;
·
Esperar sua vez de expor ideias e pensamentos;
·
Ouvir os que os colegas têm para falar;
·
Criar vínculo afetivo com a professora e
os colegas;
·
Valorizar sentimentos de: arrependimento,
amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
·
Socialização.
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
·
Identificar pelo nome a minha mamãe;
·
Conhecer o nome da mamãe dos colegas;
·
Expressar-se;·
·
Participar de variadas situações de
comunicação· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·
Usar a linguagem oral para· conversar,
brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
·
Conversa informal sobre o Dia das Mães,
Profissões;
·
Construção do livrinho de receita, do
cartão pra mamãe;
·
Leitura: “Se as coisas fossem mães”,
confeccionar painel referente á leitura.
MATEMÁTICA:
·
Sequencia fatos;
·
Estabelecer· aproximações a algumas
noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais, etc.;
NATUREZA E SOCIEDADE:
·
Reconhecer e nomear os membros da
família;
·
Participar de atividades que· envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
·
Confecção de cartazes: “As profissões”,
“Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
ARTES VISUAIS:
·
Utilizar o dedo para realizar as
colagens;
·
Confeccionar· presentes e lembranças
para datas especiais;
·
Observar o limite disponível· para os
desenhos, pinturas e colagens;
·
Participar de mímicas das· músicas;
·
Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
·
Grafismo (atividade: ligar os objetos a
mamãe);
·
Colagem: (recortes e colagem de figuras
de revistas);
·
Pintura com lápis de cor, giz de cera e
tinta têmpera;
·
Momento flash: uma foto para mamãe
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
·
Explorar as· possibilidades de gestos e
ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
·
Deslocar-se com destreza progressiva no·
espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas
próprias capacidades motoras;
·
Locomover-se pela escola com·
mobilidade;
Pequenos Movimentos:
·
Encaixar objetos por tamanho;
·
Rasgar, amassar e picar materiais com texturas
e tamanhos diferentes;
·
Modelar livremente com massinhas e
argila;
·
Utilização adequada dos talheres·
(colher) e copo, durante as refeições;
·
Dinâmicas com as mães no dia da festa;
MÚSICA/ TEATRO:
·
Participar de· brincadeiras e jogos
cantados e rítmicos;
·
Participar de situações que· integrem
músicas, canções e movimentos corporais;
·
Músicas: “Bate meu coraçãozinho”,
“Mãezinha do céu”, entre outras;
·
Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação;
·
Ensaios de músicas e teatrinho para a
apresentação;
CULMINÂNCIA:
·
Conversas na rodinha;·
·
Levantar questionamentos;
·
Pinturas diversas;
·
Ouvir, cantar e dançar diferentes
músicas e ritmos;
·
Confecção do presente da mamãe (TOTAL DE
PRESENTES : 7 )
·
Confecção do cartão da mamãe;
·
Criar um mural com as fotos da mamãe;
·
Ouvir diferentes histórias sobre o tema
família.
·
Apresentação artística para as mães.
CRONOGRAMA:
Período
de 22 /04 à 13/05
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido. Será observado
também quanto à participação das mães neste evento escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)