domingo, 21 de abril de 2013

 
Procurando na internet, encontrei estes lindos presentinhos para as mães, fáceis de fazer!!
 










ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER

PROJETO MAIO: MÊS DAS MÃES

 

PROJETO PARA TRABALHAR O DIA DAS MÃES:

 

JUSTIFICATIVA:

         O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO GERAL:

        Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães e reconhecer a importância da mãe no círculo familiar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;

·        Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;

·        Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;

·        Promover e estimular a linguagem oral;

·        Estabelecer e ampliar as relações sociais;

·        Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;

·        Conhecer e identificar diversas profissões;

·        Desenvolver atenção e a criatividade;

·        Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·        Desenvolver a expressão corporal;

·        Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

·        Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

·        Nome da minha mamãe;

·        Membros da minha família;

·        Motricidade fina e ampla;

·        Expressão corporal, sentimentos e emoções;

·        Criatividade e imaginação;

·        Música e ritmo.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·        Historinhas, leituras e poemas;

·        Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;

·        Utilização de diferentes recursos para trabalhar o tema, fantoches, gravuras, revistas etc.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

·        Criar combinações para o desenvolvimento· da rotina;

·        Respeitar regras pré-estabelecidas;

·        Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;

·        Esperar sua vez de expor  ideias e pensamentos;

·        Ouvir os que os colegas têm para falar;

·        Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;

·        Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;

·        Socialização.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

·        Identificar pelo nome a minha mamãe;

·        Conhecer o nome da mamãe dos colegas;

·        Expressar-se;·

·        Participar de variadas situações de comunicação· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

·        Usar a linguagem oral para· conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.

·        Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões;

·        Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;

·        Leitura: “Se as coisas fossem mães”, confeccionar painel referente á leitura.

MATEMÁTICA:

·        Sequencia fatos;

·        Estabelecer· aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;

NATUREZA E SOCIEDADE:

·        Reconhecer e nomear os membros da família;

·        Participar de atividades que· envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

·        Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;

ARTES VISUAIS:

·        Utilizar o dedo para realizar as colagens;

·        Confeccionar· presentes e lembranças para datas especiais;

·        Observar o limite disponível· para os desenhos, pinturas e colagens;

·        Participar de mímicas das· músicas;

·        Confecção do porta-jóias de garrafa pet;

·        Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);

·        Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);

·        Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;

·        Momento flash: uma foto para mamãe

MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:

·        Explorar as· possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

·        Deslocar-se com destreza progressiva no· espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

·        Locomover-se pela escola com· mobilidade;

Pequenos Movimentos:

·        Encaixar objetos por tamanho;

·        Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;

·        Modelar livremente com massinhas e argila;

·        Utilização adequada dos talheres· (colher) e copo, durante as refeições;

·        Dinâmicas com as mães no dia da festa;

MÚSICA/ TEATRO:

·        Participar de· brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

·        Participar de situações que· integrem músicas, canções e movimentos corporais;

·        Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”, entre outras;

·        Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;

·        Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;

CULMINÂNCIA:

·        Conversas na rodinha;·

·        Levantar questionamentos;

·        Pinturas diversas;

·        Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

·        Confecção do presente da mamãe (TOTAL DE PRESENTES : 7 )

·        Confecção do cartão da mamãe;

·        Criar um mural com as fotos da mamãe;

·        Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.

·        Apresentação artística para as mães.

 

CRONOGRAMA:

Período de 22 /04 à 13/05

 

AVALIAÇÃO:

          Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido. Será observado também quanto à participação das mães neste evento escolar.

 

 

 

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER

PROJETO MAIO: MÊS DAS MÃES

 

PROJETO PARA TRABALHAR O DIA DAS MÃES:

 

JUSTIFICATIVA:

         O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO GERAL:

        Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães e reconhecer a importância da mãe no círculo familiar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;

·        Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;

·        Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;

·        Promover e estimular a linguagem oral;

·        Estabelecer e ampliar as relações sociais;

·        Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;

·        Conhecer e identificar diversas profissões;

·        Desenvolver atenção e a criatividade;

·        Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·        Desenvolver a expressão corporal;

·        Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

·        Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

·        Nome da minha mamãe;

·        Membros da minha família;

·        Motricidade fina e ampla;

·        Expressão corporal, sentimentos e emoções;

·        Criatividade e imaginação;

·        Música e ritmo.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·        Historinhas, leituras e poemas;

·        Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;

·        Utilização de diferentes recursos para trabalhar o tema, fantoches, gravuras, revistas etc.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

·        Criar combinações para o desenvolvimento· da rotina;

·        Respeitar regras pré-estabelecidas;

·        Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;

·        Esperar sua vez de expor  ideias e pensamentos;

·        Ouvir os que os colegas têm para falar;

·        Criar vínculo afetivo com a professora e os colegas;

·        Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;

·        Socialização.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

·        Identificar pelo nome a minha mamãe;

·        Conhecer o nome da mamãe dos colegas;

·        Expressar-se;·

·        Participar de variadas situações de comunicação· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

·        Usar a linguagem oral para· conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.

·        Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões;

·        Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;

·        Leitura: “Se as coisas fossem mães”, confeccionar painel referente á leitura.

MATEMÁTICA:

·        Sequencia fatos;

·        Estabelecer· aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;

NATUREZA E SOCIEDADE:

·        Reconhecer e nomear os membros da família;

·        Participar de atividades que· envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

·        Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;

ARTES VISUAIS:

·        Utilizar o dedo para realizar as colagens;

·        Confeccionar· presentes e lembranças para datas especiais;

·        Observar o limite disponível· para os desenhos, pinturas e colagens;

·        Participar de mímicas das· músicas;

·        Confecção do porta-jóias de garrafa pet;

·        Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);

·        Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);

·        Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;

·        Momento flash: uma foto para mamãe

MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:

·        Explorar as· possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

·        Deslocar-se com destreza progressiva no· espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

·        Locomover-se pela escola com· mobilidade;

Pequenos Movimentos:

·        Encaixar objetos por tamanho;

·        Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;

·        Modelar livremente com massinhas e argila;

·        Utilização adequada dos talheres· (colher) e copo, durante as refeições;

·        Dinâmicas com as mães no dia da festa;

MÚSICA/ TEATRO:

·        Participar de· brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

·        Participar de situações que· integrem músicas, canções e movimentos corporais;

·        Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”, entre outras;

·        Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;

·        Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;

CULMINÂNCIA:

·        Conversas na rodinha;·

·        Levantar questionamentos;

·        Pinturas diversas;

·        Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;

·        Confecção do presente da mamãe (TOTAL DE PRESENTES : 7 )

·        Confecção do cartão da mamãe;

·        Criar um mural com as fotos da mamãe;

·        Ouvir diferentes histórias sobre o tema família.

·        Apresentação artística para as mães.

 

CRONOGRAMA:

Período de 22 /04 à 13/05

 

AVALIAÇÃO:

          Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora, a criatividade em relação ao tema desenvolvido. Será observado também quanto à participação das mães neste evento escolar.