ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
JAGUARÃO R/S
Adaptação
escolar
Muitos pensam que a adaptação escolar
é o período inicial no qual a criança ingressa pela primeira vez na escola. Com
certeza, esta é uma adaptação, mas não a única, pois na escola ela acontece durante todos os anos e em todas as idades.
Desta forma, a escola é importante
porque na vida da criança, mais cedo ou mais tarde, só a companhia do adulto
não a satisfaz e este é um dos motivos que a criança se agita, fica inquieta e
principalmente impaciente quando não participa do universo escolar. Criança
necessita de criança e a neurologia nos prova que o desenvolvimento da
inteligência ocorre primordialmente na primeira infância e este ocorre com
profissionais especializados e capacitados a este trabalho.
O principal objetivo da educação
infantil é a socialização e esta ensina a conviver em grupo, isto é, viver com
as diferenças, aprender a esperar, observar, dividir, solucionar problemas da
idade, colaborar, participar, perceber os próprios progressos, enfim,
desenvolver a inteligência através das atividades livres e dirigidas.
Quanto ao educador da educação infantil
O educador deve ao encontrar-se com a
criança, aproximar-se, respeitar, ter afeto, sem ansiedade nem agonia, deve
interagir com o educando de forma calma e alegre, cativando a mesma, passar
segurança e confiança.
Deve manter tranquilidade diante de
manifestações de falta de adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta
de apetite), mas sem abandono.
O educador infantil precisa estar apto para
lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica, permitirá que pais e alunos se sintam mais
confortáveis e tranquilos em relação ao processo de aprendizagem da criança.
É preciso ter comprometimento, ser criativo e reflexivo proporcionando às crianças o bem estar físico e emocional na construção de conhecimento sentimentos, respeito, troca de compreensão, alegria, confiança, etc...
É preciso que o professor conheça a história de vida de seu aluno para desenvolver melhor o seu trabalho com mecanismos e estratégias para uma educação de qualidade.
O profissional de educação infantil deve ser um profissional consciente de sua imensa responsabilidade, deve incentivar, apoiar, estimular e educar, ele precisa conhecer as características de seus alunos para planejar suas aulas tendo em vista o respeito e o comprometimento com elas.
Informativo Brincar e Aprender!