quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Adaptação escolar após as férias escolares


 
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
JAGUARÃO R/S
 
Adaptação escolar

         Muitos pensam que a adaptação escolar é o período inicial no qual a criança ingressa pela primeira vez na escola. Com certeza, esta é uma adaptação, mas não a única, pois na escola ela acontece durante  todos os anos e em todas as idades.

          Desta forma, a escola é importante porque na vida da criança, mais cedo ou mais tarde, só a companhia do adulto não a satisfaz e este é um dos motivos que a criança se agita, fica inquieta e principalmente impaciente quando não participa do universo escolar. Criança necessita de criança e a neurologia nos prova que o desenvolvimento da inteligência ocorre primordialmente na primeira infância e este ocorre com profissionais especializados e capacitados a este trabalho.

          O principal objetivo da educação infantil é a socialização e esta ensina a conviver em grupo, isto é, viver com as diferenças, aprender a esperar, observar, dividir, solucionar problemas da idade, colaborar, participar, perceber os próprios progressos, enfim, desenvolver a inteligência através das atividades livres e dirigidas.
Quanto ao educador da educação infantil

        O educador deve ao encontrar-se com a criança, aproximar-se, respeitar, ter afeto, sem ansiedade nem agonia, deve interagir com o educando de forma calma e alegre, cativando a mesma, passar segurança e confiança.

        Deve manter tranquilidade diante de manifestações de falta de adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta de apetite), mas sem abandono.

        O  educador infantil precisa estar apto para lidar com situações que exijam paciência, compreensão e técnica,  permitirá que pais e alunos se sintam mais confortáveis e tranquilos em relação ao processo de aprendizagem da criança.

É preciso ter comprometimento, ser criativo e reflexivo proporcionando às crianças o bem estar físico e emocional na construção de conhecimento sentimentos, respeito, troca de compreensão, alegria, confiança, etc...
 
É preciso que o professor conheça a história de vida de seu aluno para desenvolver melhor o seu trabalho com mecanismos e estratégias para uma educação de qualidade.
 
O profissional de educação infantil deve ser um profissional consciente de sua imensa responsabilidade, deve incentivar, apoiar, estimular e educar, ele precisa conhecer as características de seus alunos para planejar suas aulas tendo em vista o respeito e o comprometimento com elas.
 
 
Informativo Brincar e Aprender!