Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá (pré e jardim)
Justificativa:
Estamos no mês de junho e
começam as comemorações das Festas Juninas. Ensaiar a quadrilha e danças
típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso
para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma
excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e
ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem
ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária
típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o
mês de junho e julho.
Objetivo Geral:
Incentivar nos alunos o gosto
pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração,
socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades
diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes
festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos,
popular, social e cultural;
Objetivos específicos:
- Conhecer a origem e as características
das festas juninas
- Admirar e respeitar o trabalho do homem
do campo
- Desenvolver
a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
- Ouvir com interesse as informações
trazidas pelos colegas
- Valorizar a tradição das festas juninas
- Socializar com a comunidade escolar e
familiar
- Desenvolver a linguagem oral e escrita
- Ampliar o vocabulário
- Estimular a criatividade e imaginação
através de atividades relacionadas ao tema
- Desenvolver a valorização do homem do
campo e de suas atividades
- Incentivar o gosto pela culinária junina
- Conscientizar sobre os perigos dos
balões e fogos de artifício
- Propiciar às crianças a participação em
diversas brincadeiras
Áreas a serem desenvolvidas:
Linguagem oral e escrita:
·
Explorar a leitura de textos informativos, de
poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras
e cruzadinhas.
·
Montar um livrinho com as comidas e bebidas
típicas juninas.
·
Trabalhar com trava-línguas, parlendas;
·
Ditado Junino;
·
Montagem de acróstico com a palavra festa junina;
·
Atividade com carta enigmática do tema em
questão;
·
Construção do livrinho “Na festa Junina tem”;
·
Montagem de história obedecendo a seqüência;
·
Trabalhar com as receitas, ilustrando em um
cartaz e demonstrando as letras e palavras utilizadas na mesma;
·
Trabalhar com os alunos com adivinhações;
·
Trabalhar com panfletos e rótulos de objetos que
são vendidos na festa junina;
Natureza e sociedade:
- Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do
mês.
- Conhecer o significado das danças típicas da festa
junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.
- Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas.
- Falar com as crianças
sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em alguma;
- Conversar com os alunos
sobre as roupas utilizadas nesta época devido ao frio (estações do ano);
- Trabalhar com os alunos
sobre os cuidados que devemos ter nesta época no que diz respeito a gripes
e resfriados, enfocando na gripe H1 N1;
- A vida do homem do campo
(onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como
nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.);
- Trabalhar com os alunos
sobre os avanços e retrocessos (Lamparina: luz elétrica; Moinho: moinho
elétrico. Forno a lenha: forno elétrico. Carro de boi: caminhão. Banheiro:
vaso sanitário, chuveiro-Bica, fonte: água canalizada. Moedor:
liquidificador. Ferro a brasa: ferro elétrico.
Fraudas
de pano: frauda descartável. Sacos de papel: sacos plásticos;
- Refletir sobre os gastos para manter todos eles, mostrando que na
roça eles têm facilidade para encontrar lenha, mas para que possam usar um
gás é necessário dinheiro. A frauda mesmo dá um pano pra manga no
questionamento, no que se refere ao lixo. As sacolas de supermercado hoje
se tornaram preocupação mundial, devido ao seu tempo de deterioração. Tudo isso sem falar
na economia, sem desperdício da energia elétrica, da água etc.
- Localizar,
geograficamente, os países que deram início às festas juninas, como França
e Portugal.
- Fazer
o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa
junina é comemorada em cada uma delas.
Matemática:
- Conhecer as comidas típicas juninas e explorá-las
no que se refere às quantidades, preços, tempo de duração da culinária,
medidas;
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do
quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas,
quantidade de enfeites;
Artes:
- Produzir cartazes com as
simpatias, receitas típicas e representações;
- Confecção de balões de
papel;
- Confecção de material para
a pescaria ( peixinhos coloridos );
- Construir fogueira de faz
de conta (Simular pular fogueira) cantando a música pula a fogueira Iaiá;
- Confecção de decoração;
- Ornamentação da sala de
aula com bandeiras, correntes, etc;
- Desenho do “nosso amigo
caipira”
- Pintura, recorte e colagem
de boneco caipira articulado, ex.: fantoche, dedoches...;
- Confecção
de dobraduras;
- Realizar
com os alunos a leitura e releitura de imagens e obras artísticas referentes
ao tema (trabalhar a obra do Pintor Volpi);
- Confeccionar
a sanfoninha junina com os alunos;
Teatro:
- Dramatizar
com os alunos o casamento da roça utilizando fantoches primeiramente e
depois os próprios alunos;
- Brincar
de desfile (caracterização de um casal);
- Exploração
de maquiagem;
- Seção
cinema com pipoca- filme Chico Bento e explorar o tema que está sendo
abordado;
Música:
- Cantar e dançar músicas e
canções de festa junina; (Capelinha de melão, pula a fogueira Iaiá,
balãozinho, sonho de papel, cai cai balão;
Movimento:
- Propiciar
as crianças à participação em diversas brincadeiras;
- Participação em atividades que envolvam
brincadeiras e jogos que digam respeito às tradições culturais de sua
comunidade e de outras.
- Jogo de bingo;
- Brincar
de cabo de guerra; cabra cega, corrida do saco, boliche, acerte a boca do
caipira;
- Brincadeiras Juninas (dança
da cadeira, acerte a casa do porquinho da Índia; dança da laranja, estoura
balão, argola, corrida do ovo, passa o chapéu, corrida das três pernas, maçã
na bacia, Rabo do burro, etc.).
Recursos:
CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, corda, argola, saco estopa, areia, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos, latinhas e outros.
Avaliação:
CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, corda, argola, saco estopa, areia, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos, latinhas e outros.
Avaliação:
A avaliação será através de registro em
relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades
propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Cronograma:
Período de 3 a 31de junho
Culminância:
Festa junina na escola com brincadeiras, casamento na roça, quadrilha
e degustação de comidas típicas.
Pré : Casamento
na roça
Jardim/pré: Quadrilha
Maternal I: Ciranda
de roda I (escolher uma das músicas trabalhadas);
Maternal II: Ciranda
de roda II (escolher uma das músicas trabalhadas).