Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá (Maternal I , II A e B)
Justificativa:
Estamos no mês de junho e
começam as comemorações das Festas Juninas. Ensaiar a quadrilha e danças
típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso
para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma
excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e
ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem
ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária
típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o
mês de junho e julho.
Objetivo Geral:
Incentivar nos alunos o gosto
pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração,
socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades
diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes
festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos,
popular, social e cultural;
Objetivos específicos:
- Conhecer a origem e as características
das festas juninas
- Admirar e respeitar o trabalho do homem
do campo
- Desenvolver
a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
- Ouvir com interesse as informações
trazidas pelos colegas
- Valorizar a tradição das festas juninas
- Socializar com a comunidade escolar e
familiar
- Desenvolver a linguagem oral e escrita
- Ampliar o vocabulário
- Estimular a criatividade e imaginação
através de atividades relacionadas ao tema
- Desenvolver a valorização do homem do
campo e de suas atividades
- Incentivar o gosto pela culinária junina
- Conscientizar sobre os perigos dos
balões e fogos de artifício
- Propiciar às crianças a participação em
diversas brincadeiras
Áreas a serem desenvolvidas:
Linguagem oral e escrita:
·
Explorar a leitura de textos informativos, de
poesias, músicas juninas, bem como quadrinhas.
·
Montar um livrinho com as comidas e bebidas
típicas juninas.
·
Trabalhar com trava-línguas, parlendas;
Natureza e sociedade:
- Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do
mês.
- Conhecer o significado das danças típicas da festa
junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.
- Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas.
- Falar com as crianças
sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em alguma;
- Conversar com os alunos
sobre as roupas utilizadas nesta época devido ao frio (estações do ano);
- A vida do homem do campo
(onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como
nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.);
- Trabalhar com os alunos
sobre os avanços e retrocessos (Lamparina: luz elétrica; Moinho: moinho
elétrico. Forno a lenha: forno elétrico. Carro de boi: caminhão. Banheiro:
vaso sanitário, chuveiro-Bica, fonte: água canalizada. Moedor:
liquidificador. Ferro a brasa: ferro elétrico.
Matemática:
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do
quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Enfeites: Tamanho (grande e pequeno, formas
geométricas, quantidade de enfeites;
Artes:
- Confecção de balões de
papel;
- Confecção de material para
a pescaria ( peixinhos coloridos );
- Construir fogueira de faz
de conta (Simular pular fogueira) cantando a música pula a fogueira Iaiá;
- Confecção de decoração;
- Ornamentação da sala de
aula com bandeiras, correntes, etc;
- Desenho do “nosso amigo
caipira”
- Pintura, recorte e colagem
de boneco caipira articulado, ex.: fantoche, dedoches...;
- Confecção
de dobraduras;
- Confecção
de móbiles para a sala de aula;
- Confecção
de máscaras do menino caipira e da caipira;
- Confecção
de lanterna junina utilizando sucatas;
- Confeccionar
a sanfoninha junina com os alunos;
- Realizar
com os alunos a leitura e releitura de imagens e obras artísticas
referentes ao tema (trabalhar a obra do Pintor Volpi);
Teatro:
- Dramatizar
com os alunos o casamento da roça utilizando fantoches primeiramente e
depois os próprios alunos;
- Brincar
de desfile (caracterização de um casal);
- Exploração
de maquiagem;
- Seção
cinema com pipoca- filme Chico Bento e explorar o tema que está sendo
abordado;
Música:
- Cantar e dançar músicas e
canções de festa junina; (Capelinha de melão, pula a fogueira Iaiá,
balãozinho, sonho de papel, cai cai balão;
Movimento:
- Propiciar
as crianças à participação em diversas brincadeiras;
- Participação em atividades que envolvam
brincadeiras e jogos que digam respeito às tradições culturais de sua
comunidade e de outras.
- Jogo de bingo;
- Brincar
de cabo de guerra; cabra cega, corrida do saco, boliche, acerte a boca do
caipira;
- Brincadeiras Juninas (dança
da cadeira, acerte a casa do porquinho da Índia; dança da laranja, estoura
balão, argola, corrida do ovo, passa o chapéu, corrida das três pernas,
maçã na bacia, etc.).
Recursos:
CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, corda, argola, saco estopa, areia, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos, latinhas e outros.
Avaliação:
CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, corda, argola, saco estopa, areia, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos, latinhas e outros.
Avaliação:
A avaliação será feita através de
registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às
atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Cronograma:
Período de 3 a 31 de junho
Culminância:
Festa junina na escola com brincadeiras, casamento na roça, quadrilha
e degustação de comidas típicas.
Pré : Casamento
na roça
Jardim/pré: Quadrilha
Maternal I: Ciranda
de roda I (escolher uma das músicas trabalhadas);
Maternal II A/B: Ciranda
de roda II (escolher uma das músicas trabalhadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário