sexta-feira, 31 de maio de 2013


Projeto Brincando e Aprendendo no Arraiá (pré e jardim)

Justificativa:

                Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho e julho.


Objetivo Geral:

      

             Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

 

Objetivos específicos:

  • Conhecer a origem e as características das festas juninas
  • Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
  •  Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
  • Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas
  • Valorizar a tradição das festas juninas
  • Socializar com a comunidade escolar e familiar
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita
  • Ampliar o vocabulário
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
  • Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades
  • Incentivar o gosto pela culinária junina
  • Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício
  • Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras

Áreas a serem desenvolvidas:

Linguagem oral e escrita:

 

·         Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas.

·         Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

·         Trabalhar com trava-línguas, parlendas;

·         Ditado Junino;

·         Montagem de acróstico com a palavra festa junina;

·         Atividade com carta enigmática do tema em questão;

·         Construção do livrinho “Na festa Junina tem”;

·         Montagem de história obedecendo a seqüência;

·         Trabalhar com as receitas, ilustrando em um cartaz e demonstrando as letras e palavras utilizadas na mesma;

·         Trabalhar com os alunos com adivinhações;

·         Trabalhar com panfletos e rótulos de objetos que são vendidos na festa junina;

 

Natureza e sociedade:

  • Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês.
  • Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.
  • Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas.
  • Falar com as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em alguma;
  • Conversar com os alunos sobre as roupas utilizadas nesta época devido ao frio (estações do ano);
  • Trabalhar com os alunos sobre os cuidados que devemos ter nesta época no que diz respeito a gripes e resfriados, enfocando na gripe H1 N1;
  • A vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.);
  • Trabalhar com os alunos sobre os avanços e retrocessos (Lamparina: luz elétrica; Moinho: moinho elétrico. Forno a lenha: forno elétrico. Carro de boi: caminhão. Banheiro: vaso sanitário, chuveiro-Bica, fonte: água canalizada. Moedor: liquidificador. Ferro a brasa: ferro elétrico. Fraudas de pano: frauda descartável. Sacos de papel: sacos plásticos;
  • Refletir sobre os gastos para manter todos eles, mostrando que na roça eles têm facilidade para encontrar lenha, mas para que possam usar um gás é necessário dinheiro. A frauda mesmo dá um pano pra manga no questionamento, no que se refere ao lixo. As sacolas de supermercado hoje se tornaram preocupação mundial, devido ao seu tempo de deterioração. Tudo isso sem falar na economia, sem desperdício da energia elétrica, da água etc.
  • Localizar, geograficamente, os países que deram início às festas juninas, como França e Portugal.
  • Fazer  o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa junina é comemorada em cada uma delas.

Matemática:

 

  • Conhecer as comidas típicas juninas e explorá-las no que se refere às quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas;
  • Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
  • Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;

Artes:

  • Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações;
  • Confecção de balões de papel;
  • Confecção de material para a pescaria ( peixinhos coloridos );
  • Construir fogueira de faz de conta (Simular pular fogueira) cantando a música pula a fogueira Iaiá;
  • Confecção de decoração;
  • Ornamentação da sala de aula com bandeiras, correntes, etc;
  • Desenho do “nosso amigo caipira”
  • Pintura, recorte e colagem de boneco caipira articulado, ex.: fantoche, dedoches...;
  • Confecção de dobraduras;
  • Realizar com os alunos a leitura e releitura de imagens e obras artísticas referentes ao tema (trabalhar a obra do Pintor Volpi);
  • Confeccionar a sanfoninha junina com os alunos;

Teatro:

  • Dramatizar com os alunos o casamento da roça utilizando fantoches primeiramente e depois os próprios alunos;
  • Brincar de desfile (caracterização de um casal);
  • Exploração de maquiagem;
  • Seção cinema com pipoca- filme Chico Bento e explorar o tema que está sendo abordado;


Música:

  • Cantar e dançar músicas e canções de festa junina; (Capelinha de melão, pula a fogueira Iaiá, balãozinho, sonho de papel, cai cai balão;   

Movimento:

  • Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;
  •  Participação em atividades que envolvam brincadeiras e jogos que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
  •  Jogo de bingo;
  • Brincar de cabo de guerra; cabra cega, corrida do saco, boliche, acerte a boca do caipira;
  • Brincadeiras Juninas (dança da cadeira, acerte a casa do porquinho da Índia; dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, passa o chapéu, corrida das três pernas, maçã na bacia, Rabo do burro, etc.).

Recursos:

         CD’s, aparelho de som, papeis diversos, cola, tesoura, caixa de papelão, chapéus, maquiagem, giz cera, tinta guache, corda, argola, saco estopa, areia, anzol, faixa tecido, jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas, forminhas de papel, prendas e brindes, produtos para docinho, pratos típicos, latinhas e outros.
Avaliação:

        A avaliação será através de registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Cronograma:

 

Período de 3 a 31de junho

 

Culminância:

 

Festa junina na escola com brincadeiras, casamento na roça, quadrilha e degustação de comidas típicas. 

 

Pré : Casamento na roça

Jardim/pré: Quadrilha

Maternal I: Ciranda de roda I (escolher uma das músicas trabalhadas);

Maternal II: Ciranda de roda II (escolher uma das músicas trabalhadas).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário