segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projetos realizados no mês de março

PROJETO PÁSCOA (Pré e Jardim) APRESENTAÇÃO: O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial. JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças o conhecimento amplo de sua cultura através de uma abordagem significativa e aperfeiçoada de nossa prática escolar motivando-os através de atividades escolares a exercer e a exercitar a cada dia a sua solidariedade. PRODUÇÃO FINAL: Exposição dos trabalhos das turmas; culinária da escola (preparação de bolo, sucos e guloseimas de chocolate). OBJETIVO GERAL: Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Conhecer o significado de “Páscoa”; • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida; • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças; • Promover e estimular a linguagem oral; • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla; • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras; • Relacionar os números com a quantidade. Conteúdos conceituais: • Conhecer a origem da Páscoa. • Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores. Conteúdos Procedimentais: • Dramatização; • Confecção de bombons (trabalhar a receita); • Memorização de quadrinhas, coro falado, etc. • Cantar músicas referentes ao tema; • Elaborar textos referentes ao tema; • Pesquisas; • Sucatas; • Confecção de cartazes; • Recorte e colagem; • Dobraduras Conteúdos atitudinais: • Participação nas atividades propostas; • Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa; • Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida. • Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira. ETAPAS PREVISTAS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: • Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema: • Produção de Textos coletivos; • Conversas informais; • Leitura de quadrinhas, poesias; leitura e escrita de receitas; • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto; • Escrita espontânea; • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas; • Leitura de história sobre o tema; • História em seqüência; • Caça- palavras com o tema; • Leitura do Livro “O Significado da Páscoa” • Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa; • Músicas diversas; • Memorização de quadrinhas, coro falado, etc. • Filmes: A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates. MATEMÁTICA: • Estatísticas; • Formas; • Jogo da memória e quebra-cabeça; • Cartaz dos números e suas quantidades; • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim...); • Cores (azul amarelo e vermelho também....); • Correspondência ( um ovo para cada coelhinho...) • Receitinha do ovo (ovo sem levar ao fogo) • Seriação e classificação ARTES VISUAIS • Modelagem com massinha e outros materiais; • Desenho e pintura • Molde vazado • Recorte e colagem com papéis coloridos; • Dobradura • Confecções de máscaras e de roupas de coelho; • Confecção de cestas de páscoa • Desenho livre; • Pintura com tinta, giz de cera e lápis de cor... • Confecção de painel; • Demonstração de figuras; • Confecção de lembrancinhas da Páscoa (UTILIZAÇÃO DE SUCATAS) RESSALTAR A QUESTAO DA RECICLAGEM DO LIXO ( educação ambiental); MÚSICA: • Roda cantada • Músicas referentes ao tema • Banda musical • Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova; • Expressão corporal com música; • Atividade de completar a música; MOVIMENTO: • Dança; • Pequenos jogos; • Brincadeiras referentes ao tema; • Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco; TEATRO: • Realizar dramatizações envolvendo histórias de coelhinhos; • Confecção dos personagens da história feitos em móbiles, fantoches e outros materiais; SOCIEDADE (GEOGRAFIA/HISTÓRIA) • Pesquisar como surgiu a páscoa através de imagens; • Descobrir com os alunos qual a origem dos ovos de chocolate; • História da Paixão de Cristo; • Conhecer o significado dos símbolos da páscoa. • Fazer com que as crianças saibam situar-se no ambiente no qual estão inseridos; • Saber deslocar-se de um local para outro; • Desenvolver a noção de hoje, Já que os alunos desta faixa etária não distinguem a noção ontem e amanhã. NATUREZA (CIÊNCIAS NATURAIS) • Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. • Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. • Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados. • Conhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis para o organismo; • Conhecer os alimentos que o coelho ingere através de pesquisa em grupo. • Identificar, distinguir e caracterizar os animais. • Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos. • Formar bons hábitos de higiene e saúde. • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. (Ed. Ambiental); • Estimular o cuidado com a natureza. RECURSOS: Som, CDS, papéis coloridos, sucatas, livros de histórias, figuras que retratam o tema em estudo, massinha, jogos de encaixe, DVD, fantoches, cartolina, papel crepom e outros. CRONOGRAMA: De 18 de março a 1° de abril de 2013 AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. CULMINÂNCIA: EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA DATA DA EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA: 1° DE ABRIL (Confeccionar convite para a exposição) Preparar uma peça teatral em conjunto com as outras educadoras para os alunos baseado no tema páscoa (preparar cenário, figurino e apresentar aos alunos no dia 1° de abril). BRINCADEIRAS Hop... Hop... COELHINHO Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo... Onde estão os Ovinhos Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha. Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos. Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.