Blog criado para compartilhar assuntos educacionais que dizem respeito a educação infantil e a Escola Brincar e Aprender.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Projetos realizados no mês de março
PROJETO PÁSCOA (Pré e Jardim)
APRESENTAÇÃO:
O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as crianças o conhecimento amplo de sua cultura através de uma abordagem significativa e aperfeiçoada de nossa prática escolar motivando-os através de atividades escolares a exercer e a exercitar a cada dia a sua solidariedade.
PRODUÇÃO FINAL:
Exposição dos trabalhos das turmas; culinária da escola (preparação de bolo, sucos e guloseimas de chocolate).
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o significado de “Páscoa”;
• Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
• Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
• Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
• Relacionar os números com a quantidade.
Conteúdos conceituais:
• Conhecer a origem da Páscoa.
• Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Conteúdos Procedimentais:
• Dramatização;
• Confecção de bombons (trabalhar a receita);
• Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
• Cantar músicas referentes ao tema;
• Elaborar textos referentes ao tema;
• Pesquisas;
• Sucatas;
• Confecção de cartazes;
• Recorte e colagem;
• Dobraduras
Conteúdos atitudinais:
• Participação nas atividades propostas;
• Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
• Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
• Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
• Produção de Textos coletivos;
• Conversas informais;
• Leitura de quadrinhas, poesias; leitura e escrita de receitas;
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Escrita espontânea;
• Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
• Leitura de história sobre o tema;
• História em seqüência;
• Caça- palavras com o tema;
• Leitura do Livro “O Significado da Páscoa”
• Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
• Músicas diversas;
• Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
•
Filmes: A páscoa do Guru(Ursinhos Pooh) , a Fantástica Fábrica de Chocolates.
MATEMÁTICA:
• Estatísticas;
• Formas;
• Jogo da memória e quebra-cabeça;
• Cartaz dos números e suas quantidades;
• Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim...);
• Cores (azul amarelo e vermelho também....);
• Correspondência ( um ovo para cada coelhinho...)
• Receitinha do ovo (ovo sem levar ao fogo)
• Seriação e classificação
ARTES VISUAIS
• Modelagem com massinha e outros materiais;
• Desenho e pintura
• Molde vazado
• Recorte e colagem com papéis coloridos;
• Dobradura
• Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
• Confecção de cestas de páscoa
• Desenho livre;
• Pintura com tinta, giz de cera e lápis de cor...
• Confecção de painel;
• Demonstração de figuras;
• Confecção de lembrancinhas da Páscoa (UTILIZAÇÃO DE SUCATAS) RESSALTAR A QUESTAO DA RECICLAGEM DO LIXO ( educação ambiental);
MÚSICA:
• Roda cantada
• Músicas referentes ao tema
• Banda musical
• Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
• Expressão corporal com música;
• Atividade de completar a música;
MOVIMENTO:
• Dança;
• Pequenos jogos;
• Brincadeiras referentes ao tema;
• Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse... , Ovo choco;
TEATRO:
• Realizar dramatizações envolvendo histórias de coelhinhos;
• Confecção dos personagens da história feitos em móbiles, fantoches e outros materiais;
SOCIEDADE (GEOGRAFIA/HISTÓRIA)
• Pesquisar como surgiu a páscoa através de imagens;
• Descobrir com os alunos qual a origem dos ovos de chocolate;
• História da Paixão de Cristo;
• Conhecer o significado dos símbolos da páscoa.
• Fazer com que as crianças saibam situar-se no ambiente no qual estão inseridos;
• Saber deslocar-se de um local para outro;
• Desenvolver a noção de hoje, Já que os alunos desta faixa etária não distinguem a noção ontem e amanhã.
NATUREZA (CIÊNCIAS NATURAIS)
• Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
• Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
• Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
• Conhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis para o organismo;
• Conhecer os alimentos que o coelho ingere através de pesquisa em grupo.
• Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
• Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
• Formar bons hábitos de higiene e saúde.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. (Ed. Ambiental);
• Estimular o cuidado com a natureza.
RECURSOS:
Som, CDS, papéis coloridos, sucatas, livros de histórias, figuras que retratam o tema em estudo, massinha, jogos de encaixe, DVD, fantoches, cartolina, papel crepom e outros.
CRONOGRAMA:
De 18 de março a 1° de abril de 2013
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
CULMINÂNCIA: EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA
DATA DA EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA: 1° DE ABRIL (Confeccionar convite para a exposição)
Preparar uma peça teatral em conjunto com as outras educadoras para os alunos baseado no tema páscoa (preparar cenário, figurino e apresentar aos alunos no dia 1° de abril).
BRINCADEIRAS
Hop... Hop... COELHINHO
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...
Onde estão os Ovinhos
Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha. Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos. Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.
Assinar:
Postagens (Atom)