quinta-feira, 25 de julho de 2013

Músicas para o Dia dos pais:

Músicas para o Dia dos pais:


Lembranças para o dia dos pais II

Lembranças para o dia dos pais II






















Atividades para educação infantil - projeto dia dos pais (6)









Lembranças para o dia dos pais
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

PROJETO DIA DOS PAIS (MATERNAL I A e I B)

 

Justificativa

                 Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
                 Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o
Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...

 

Objetivo geral:

O projeto terá como objetivo geral contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores, relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes, além de integrar os pais, escola e alunos.

Objetivos específicos:

 

  • Valorização da figura paterna
  • Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
  • Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
  • Participar de mímicas das músicas;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Interpretar músicas e canções diversas.

 

 

Linguagem oral e escrita:

  • Conversa informal com as crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo; qual o trabalho que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão; qual o nome completo do mesmo;
  • Realizar entrevistas com o pai ou o responsável;
  • Recitar versinhos e poemas referentes ao tema;
  • Confeccionar mensagens, frases para homenagear os pais;
  • Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
  • Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

 

Matemática:

  • Trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/ pequeno, fino/grosso;
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

 

Natureza e sociedade:

 

  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
  • Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
  • Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
  • Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
  • Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
  • Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

 

Música:

  • Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
  • Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
  • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
  • Interpretação de músicas e canções diversas.
  • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

 

Artes visuais:

  • Montagem de mural com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão para o dia dos pais;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
  • Desenho livre baseado no tema;
  • Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
  • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
  • Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
  • Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
  • Observação e identificação de imagens diversas.
  • Recorte e colagem de gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
  • Confeccionar cartões e presentes para o dia dos pais;

 

Movimento:

 

  • Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
  • Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
  • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.

 

Hora do conto/ teatro:

  • Trabalhar com as histórias: Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
  • Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
  • Realizar pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
  • Dramatizar o pai ou o responsável na profissão que ele exerce;
  • Dramatizar atividades em família onde apareça a figura paterna;

 

Recursos:

   Som, CDs com diferentes músicas, revistas, jornais, cola, tesoura, lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita métrica, balança, DVD e outros.

 

Produto final:

        Apresentação de homenagem para o dia dos pais na escola e exposição artística com materiais confeccionados pelos alunos.

        Confeccionar convite para a festa do dia dos pais utilizando diferentes materiais.

 

Avaliação:

     A avaliação far-se-á mediante a observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja  individual ou coletivamente.

 

Cronograma


     Período de 5 de agosto a 20 de agosto.

 

 




 

PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO UM POUCO DE MEU PAI

 

Alunos atendidos: Pré e jardim

JUSTIFICATIVA:

      No segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda semana que antecede essa data, estaremos desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer. É necessário despertar na criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem programado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a criança deve compreender a organização familiar.

 

OBJETIVOS:

·         Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;

·         Saber citar o nome completo do pai, sua profissão, local de trabalho;

·         Descrever a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos;

·         Reconhecer as preferências do pai em casa: diversão, comida, etc...;

·         Desenvolver interesse em colaborar com a família;

·         Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar.

 

ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS

 

Linguagem oral e escrita:

  • Conversa informal com as crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo; qual o trabalho que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão; qual o nome completo do mesmo;
  • Realizar entrevistas com o pai ou o responsável;
  • Recitar versinhos e poemas referentes ao tema;
  • Confeccionar mensagens, frases para homenagear os pais;
  • Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
  • Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

·         Escrever uma mensagem para o papai;

·         Comentar o papel que cada membro desempenha na família: o pai, a mãe, os filhos;

·         A necessidade do auxílio mútuo que constitui a base da vida em família;

·         Pantomimas e dramatizações de vida familiar;

·         Trabalhos que o pai executa no lar e como todos da família podem ajuda-lo na conservação da casa;

·         Debates;

·         Produções de textos;

·         Entrevistas com o papai, para que ele fala de sua profissão, seu time de futebol, suas preferências;

·         Fazer um mural e desenhos mostrando cenas de recreação da família;

·         Pantomimas e dramatizações de alguns divertimentos da família;

·         Montar um mural com fotos do papai com seu filho ou com toda a família;

 

Matemática:

  • Trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/ pequeno, fino/grosso;
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

 

Natureza e sociedade:

 

  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
  • Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
  • Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
  • Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
  • Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
  • Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
  • Convidar cada dia os pais dos alunos para falar um pouco da sua profissão (marcar o dia e a hora com antecedência);
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

 

Música:

  • Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
  • Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
  • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
  • Interpretação de músicas e canções diversas.
  • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

 

Artes visuais:

  • Montagem de mural com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão para o dia dos pais;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
  • Desenho livre baseado no tema;
  • Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
  • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
  • Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
  • Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
  • Observação e identificação de imagens diversas.
  • Recorte e colagem de gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
  • Confeccionar cartões e presentes para o dia dos pais;

 

Movimento:

 

  • Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
  • Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
  • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.

 

Hora do conto/ teatro:

  • Trabalhar com as histórias: Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
  • Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
  • Realizar pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
  • Dramatizar o pai ou o responsável na profissão que ele exerce;
  • Dramatizar atividades em família onde apareça a figura paterna;

·         Dramatização de uma situação familiar – (Pode-se pedir à criança que leve uma roupa do pai para fazer dramatização);

·         Pedir a uma criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;

·         Descrever fatos da vida familiar;

·         Improvisar, numa caixa, um cineminha e ir projetando as cenas, pedindo às crianças para descrevê-las.

 

Recursos:

   Som, CDs com diferentes músicas, revistas, jornais, cola, tesoura, lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita métrica, balança, DVD e outros.

 

Produto final:

·         Apresentação de homenagem para o dia dos pais na escola e exposição artística com materiais confeccionados pelos alunos.

·         Confeccionar convite para a festa do dia dos pais utilizando diferentes materiais.

Elaborar lembrancinhas, utilizando a criatividade da própria criança para entregar aos pais;

·         Oficina de Atividade: “ O Pai com a Família”, utilizando diferentes tipos de sucatas e materiais que serão oferecidos pela oficina para a realização dos trabalhos.

Avaliação:

     A avaliação far-se-á mediante a observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja  individual ou coletivamente.

 

Cronograma


     Período de 5  de agosto a 20 de agosto.

 

 

 

 


 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA REALIZAR AS OFICINAS COM OS PAIS:

 

·         PETECA:

·         MODELAGEM COM ARGILA;

·         CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATAS;

·         ATIVIDADES COM PINTURAS (QUADROS E OUTRAS ATIVIDADES)