- Dia dos Pais Balão Mágico
- Te quero muito papai
- Rock do papai Parabéns ao papai
- Papai olhe como cresci
- Paizão
- Papai meu capitão
- Pai...
- O ronco do papai
- O barulho da chavinha
- Canção para o papai
- Canção de ninar o papai
- Tua vida me ensina
- O paizão que Deus me deu
- Enquanto vou crescendo
- Obrigado
- Carro do papai
- Eu te amo papai
- Meu pai meu amigo Cristina Mel
- Pai, Fábio Junior
- Brinca comigo pai
- Te amo pai
- Pai herói
- Papai amo você
- Filho e pai
- Flechas na mão do valente
- Sabe o que eu sinto
- Pai...Turma do Printy
- Pai
- Papai
- Teu exemplo papai
- Papai meu herói
Blog criado para compartilhar assuntos educacionais que dizem respeito a educação infantil e a Escola Brincar e Aprender.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Músicas para o Dia dos pais:
Músicas para o Dia dos pais:
PROJETO DIA DOS PAIS (MATERNAL I A e I B)
Justificativa
Como
resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações
significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área
médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das
mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças
influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em
diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos.
Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte
biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos,
os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Objetivo geral:
O projeto terá como objetivo geral
contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores,
relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes, além de
integrar os pais, escola e alunos.
Objetivos específicos:
- Valorização
da figura paterna
- Estimular
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar
desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
- Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para
despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
- Participar
de mímicas das músicas;
- Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
- Interpretar
músicas e canções diversas.
Linguagem oral e
escrita:
- Conversa
informal com as crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo;
qual o trabalho que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão;
qual o nome completo do mesmo;
- Realizar
entrevistas com o pai ou o responsável;
- Recitar
versinhos e poemas referentes ao tema;
- Confeccionar
mensagens, frases para homenagear os pais;
- Uso
da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e
expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas
situações de interação presentes no cotidiano.
- Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como
contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
- Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da
escrita.
- Observação
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em
quadrinhos etc.
Matemática:
- Trabalhar
os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/
pequeno, fino/grosso;
- Manipulação
e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a
existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa
descobrir as características e propriedades principais e suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
- Utilização
da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos,
brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos
quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Natureza e sociedade:
- Participação em atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de
sua comunidade e de outras;
- Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de
alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Identificação de alguns papéis sociais existentes
em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo
social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Observação da paisagem local (rios, vegetação,
construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
- Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos,
relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo;
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação
dos espaços coletivos e do meio ambiente.
- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano,
relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao
bem-estar individual e coletivo.
Música:
- Ouvir,
cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
- Amo
Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina
(Ivete Sangalo)
- Exploração, expressão e produção do silêncio e de
sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
- Interpretação de músicas e canções diversas.
- Participação em brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos.
Artes visuais:
- Montagem
de mural com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das
mãozinhas com guache colorido;
- Confecção
de lembranças;
- Pintura
livre da camisa para o papai;
- Cartão
para o dia dos pais;
- Carimbo
dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
- Desenho
livre baseado no tema;
- Exploração
e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e
espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água,
areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal,
papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
- Exploração
e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de
marcas gráficas.
- Cuidado
com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais
de artes.
- Cuidado
com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente
ou em grupo.
- Observação
e identificação de imagens diversas.
- Recorte
e colagem de gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
- Confeccionar
cartões e presentes para o dia dos pais;
Movimento:
- Exploração de diferentes posturas corporais, como
sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições,
ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se
no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar,
rolar, andar, correr, saltar etc.
- Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a
preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da
experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas
situações cotidianas.
Hora do conto/ teatro:
- Trabalhar
com as histórias: Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras
(ampliar o vocabulário);
- Fantoches
da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
- Realizar
pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
- Dramatizar
o pai ou o responsável na profissão que ele exerce;
- Dramatizar
atividades em família onde apareça a figura paterna;
Recursos:
Som, CDs com diferentes músicas, revistas, jornais, cola, tesoura,
lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita métrica, balança, DVD e
outros.
Produto final:
Apresentação de homenagem para o dia
dos pais na escola e exposição artística com materiais confeccionados pelos
alunos.
Confeccionar convite para a festa do
dia dos pais utilizando diferentes materiais.
Avaliação:
A avaliação far-se-á mediante a observação
e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos
alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja individual ou coletivamente.
Cronograma
Período de 5 de agosto a
20 de agosto.
PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO UM
POUCO DE MEU PAI
Alunos atendidos: Pré e jardim
JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo de agosto comemoramos
o Dia dos Pais. Durante toda semana que antecede essa data, estaremos
desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI:
suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer. É necessário despertar na
criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem
programado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a
criança deve compreender a organização familiar.
OBJETIVOS:
·
Levar a
criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e
ternura;
·
Saber
citar o nome completo do pai, sua profissão, local de trabalho;
·
Descrever
a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos;
·
Reconhecer
as preferências do pai em casa: diversão, comida, etc...;
·
Desenvolver
interesse em colaborar com a família;
·
Compreender
a importância de viver harmoniosamente no lar.
ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Linguagem oral e escrita:
- Conversa informal com as
crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo; qual o trabalho
que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão; qual o nome
completo do mesmo;
- Realizar entrevistas com o
pai ou o responsável;
- Recitar versinhos e poemas
referentes ao tema;
- Confeccionar mensagens,
frases para homenagear os pais;
- Uso da linguagem oral para
conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos,
vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
- Participação em situações de
leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas,
parlendas, trava-línguas etc.
- Participação em situações
cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
- Observação e manuseio de
materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
·
Escrever
uma mensagem para o papai;
·
Comentar o papel que cada membro desempenha na
família: o pai, a mãe, os filhos;
·
A
necessidade do auxílio mútuo que constitui a base da vida em família;
·
Pantomimas
e dramatizações de vida familiar;
·
Trabalhos
que o pai executa no lar e como todos da família podem ajuda-lo na conservação
da casa;
·
Debates;
·
Produções
de textos;
·
Entrevistas com o papai, para que ele fala de sua
profissão, seu time de futebol, suas preferências;
·
Fazer um
mural e desenhos mostrando cenas de recreação da família;
·
Pantomimas
e dramatizações de alguns divertimentos da família;
·
Montar um
mural com fotos do papai com seu filho ou com toda a família;
Matemática:
- Trabalhar os conceitos
matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/ pequeno,
fino/grosso;
- Manipulação e exploração de
objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem
quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir
as características e propriedades principais e suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
- Utilização da contagem oral,
de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e
músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as
crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Natureza e sociedade:
- Participação em atividades
que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito
às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
- Conhecimento de modos de
ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Identificação de alguns
papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da
instituição;
- Valorização do patrimônio
cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de
expressão cultural.
- Observação da paisagem local
(rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar,
montanhas etc.);
- Utilização, com ajuda dos
adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de
mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
- Valorização de atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
- Cuidados no uso dos objetos
do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua
conservação.
- Convidar cada dia os pais
dos alunos para falar um pouco da sua profissão (marcar o dia e a hora com
antecedência);
- Valorização de atitudes
relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
Música:
- Ouvir, cantar e dançar
diferentes músicas e ritmos;
- Amo Você (Barney); Papai meu
amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
- Exploração, expressão e
produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais
sonoros diversos.
- Interpretação de músicas e
canções diversas.
- Participação em brincadeiras
e jogos cantados e rítmicos.
Artes visuais:
- Montagem de mural com a
frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache
colorido;
- Confecção de lembranças;
- Pintura livre da camisa para
o papai;
- Cartão para o dia dos pais;
- Carimbo dos pés acompanhado
da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
- Desenho livre baseado no
tema;
- Exploração e manipulação de
materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras,
brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra,
argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão,
parede, chão, caixas, madeiras etc.
- Exploração e reconhecimento
de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
- Cuidado com o próprio corpo
e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
- Cuidado com os materiais e
com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
- Observação e identificação
de imagens diversas.
- Recorte e colagem de
gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
- Confeccionar cartões e
presentes para o dia dos pais;
Movimento:
- Exploração de diferentes
posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em
diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda
etc.
- Ampliação progressiva da
destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de
arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
- Aperfeiçoamento dos gestos
relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento
etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais
em diversas situações cotidianas.
Hora do conto/ teatro:
- Trabalhar com as histórias:
Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o
vocabulário);
- Fantoches da família
(história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
- Realizar pequenas
dramatizações com fantoches criando histórias;
- Dramatizar o pai ou o
responsável na profissão que ele exerce;
- Dramatizar atividades em
família onde apareça a figura paterna;
·
Dramatização de uma situação familiar – (Pode-se
pedir à criança que leve uma roupa do pai para fazer dramatização);
·
Pedir a
uma criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;
·
Descrever
fatos da vida familiar;
·
Improvisar, numa caixa, um cineminha e ir
projetando as cenas, pedindo às crianças para descrevê-las.
Recursos:
Som, CDs com diferentes músicas, revistas,
jornais, cola, tesoura, lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita
métrica, balança, DVD e outros.
Produto final:
·
Apresentação
de homenagem para o dia dos pais na escola e exposição artística com materiais
confeccionados pelos alunos.
·
Confeccionar
convite para a festa do dia dos pais utilizando diferentes materiais.
Elaborar lembrancinhas, utilizando a criatividade
da própria criança para entregar aos pais;
·
Oficina de Atividade: “ O Pai com a Família”,
utilizando diferentes tipos de sucatas e materiais que serão oferecidos pela
oficina para a realização dos trabalhos.
Avaliação:
A avaliação far-se-á mediante a observação
e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos
alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja individual ou coletivamente.
Cronograma
Período de 5 de agosto a 20 de agosto.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA REALIZAR AS OFICINAS COM
OS PAIS:
·
PETECA:
·
MODELAGEM COM ARGILA;
·
CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATAS;
·
ATIVIDADES COM PINTURAS (QUADROS E OUTRAS ATIVIDADES)
Assinar:
Postagens (Atom)