quinta-feira, 25 de julho de 2013


PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO UM POUCO DE MEU PAI

 

Alunos atendidos: Pré e jardim

JUSTIFICATIVA:

      No segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda semana que antecede essa data, estaremos desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer. É necessário despertar na criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem programado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a criança deve compreender a organização familiar.

 

OBJETIVOS:

·         Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;

·         Saber citar o nome completo do pai, sua profissão, local de trabalho;

·         Descrever a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos;

·         Reconhecer as preferências do pai em casa: diversão, comida, etc...;

·         Desenvolver interesse em colaborar com a família;

·         Compreender a importância de viver harmoniosamente no lar.

 

ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS

 

Linguagem oral e escrita:

  • Conversa informal com as crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo; qual o trabalho que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão; qual o nome completo do mesmo;
  • Realizar entrevistas com o pai ou o responsável;
  • Recitar versinhos e poemas referentes ao tema;
  • Confeccionar mensagens, frases para homenagear os pais;
  • Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
  • Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
  • Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

·         Escrever uma mensagem para o papai;

·         Comentar o papel que cada membro desempenha na família: o pai, a mãe, os filhos;

·         A necessidade do auxílio mútuo que constitui a base da vida em família;

·         Pantomimas e dramatizações de vida familiar;

·         Trabalhos que o pai executa no lar e como todos da família podem ajuda-lo na conservação da casa;

·         Debates;

·         Produções de textos;

·         Entrevistas com o papai, para que ele fala de sua profissão, seu time de futebol, suas preferências;

·         Fazer um mural e desenhos mostrando cenas de recreação da família;

·         Pantomimas e dramatizações de alguns divertimentos da família;

·         Montar um mural com fotos do papai com seu filho ou com toda a família;

 

Matemática:

  • Trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/ pequeno, fino/grosso;
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

 

Natureza e sociedade:

 

  • Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
  • Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
  • Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
  • Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
  • Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
  • Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
  • Convidar cada dia os pais dos alunos para falar um pouco da sua profissão (marcar o dia e a hora com antecedência);
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

 

Música:

  • Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
  • Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
  • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
  • Interpretação de músicas e canções diversas.
  • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

 

Artes visuais:

  • Montagem de mural com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
  • Confecção de lembranças;
  • Pintura livre da camisa para o papai;
  • Cartão para o dia dos pais;
  • Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
  • Desenho livre baseado no tema;
  • Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
  • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
  • Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
  • Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
  • Observação e identificação de imagens diversas.
  • Recorte e colagem de gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
  • Confeccionar cartões e presentes para o dia dos pais;

 

Movimento:

 

  • Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
  • Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
  • Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.

 

Hora do conto/ teatro:

  • Trabalhar com as histórias: Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário);
  • Fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
  • Realizar pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
  • Dramatizar o pai ou o responsável na profissão que ele exerce;
  • Dramatizar atividades em família onde apareça a figura paterna;

·         Dramatização de uma situação familiar – (Pode-se pedir à criança que leve uma roupa do pai para fazer dramatização);

·         Pedir a uma criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;

·         Descrever fatos da vida familiar;

·         Improvisar, numa caixa, um cineminha e ir projetando as cenas, pedindo às crianças para descrevê-las.

 

Recursos:

   Som, CDs com diferentes músicas, revistas, jornais, cola, tesoura, lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita métrica, balança, DVD e outros.

 

Produto final:

·         Apresentação de homenagem para o dia dos pais na escola e exposição artística com materiais confeccionados pelos alunos.

·         Confeccionar convite para a festa do dia dos pais utilizando diferentes materiais.

Elaborar lembrancinhas, utilizando a criatividade da própria criança para entregar aos pais;

·         Oficina de Atividade: “ O Pai com a Família”, utilizando diferentes tipos de sucatas e materiais que serão oferecidos pela oficina para a realização dos trabalhos.

Avaliação:

     A avaliação far-se-á mediante a observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja  individual ou coletivamente.

 

Cronograma


     Período de 5  de agosto a 20 de agosto.

 

 

 

 


 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA REALIZAR AS OFICINAS COM OS PAIS:

 

·         PETECA:

·         MODELAGEM COM ARGILA;

·         CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATAS;

·         ATIVIDADES COM PINTURAS (QUADROS E OUTRAS ATIVIDADES)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário