PROJETO IDENTIDADE: CONHECENDO UM
POUCO DE MEU PAI
Alunos atendidos: Pré e jardim
JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo de agosto comemoramos
o Dia dos Pais. Durante toda semana que antecede essa data, estaremos
desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI:
suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer. É necessário despertar na
criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem
programado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a
criança deve compreender a organização familiar.
OBJETIVOS:
·
Levar a
criança a demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e
ternura;
·
Saber
citar o nome completo do pai, sua profissão, local de trabalho;
·
Descrever
a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos;
·
Reconhecer
as preferências do pai em casa: diversão, comida, etc...;
·
Desenvolver
interesse em colaborar com a família;
·
Compreender
a importância de viver harmoniosamente no lar.
ÁREAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Linguagem oral e escrita:
- Conversa informal com as
crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo; qual o trabalho
que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão; qual o nome
completo do mesmo;
- Realizar entrevistas com o
pai ou o responsável;
- Recitar versinhos e poemas
referentes ao tema;
- Confeccionar mensagens,
frases para homenagear os pais;
- Uso da linguagem oral para
conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos,
vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
- Participação em situações de
leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas,
parlendas, trava-línguas etc.
- Participação em situações
cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
- Observação e manuseio de
materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
·
Escrever
uma mensagem para o papai;
·
Comentar o papel que cada membro desempenha na
família: o pai, a mãe, os filhos;
·
A
necessidade do auxílio mútuo que constitui a base da vida em família;
·
Pantomimas
e dramatizações de vida familiar;
·
Trabalhos
que o pai executa no lar e como todos da família podem ajuda-lo na conservação
da casa;
·
Debates;
·
Produções
de textos;
·
Entrevistas com o papai, para que ele fala de sua
profissão, seu time de futebol, suas preferências;
·
Fazer um
mural e desenhos mostrando cenas de recreação da família;
·
Pantomimas
e dramatizações de alguns divertimentos da família;
·
Montar um
mural com fotos do papai com seu filho ou com toda a família;
Matemática:
- Trabalhar os conceitos
matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/ pequeno,
fino/grosso;
- Manipulação e exploração de
objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem
quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir
as características e propriedades principais e suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
- Utilização da contagem oral,
de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e
músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as
crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Natureza e sociedade:
- Participação em atividades
que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito
às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
- Conhecimento de modos de
ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Identificação de alguns
papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da
instituição;
- Valorização do patrimônio
cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de
expressão cultural.
- Observação da paisagem local
(rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar,
montanhas etc.);
- Utilização, com ajuda dos
adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de
mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
- Valorização de atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
- Cuidados no uso dos objetos
do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua
conservação.
- Convidar cada dia os pais
dos alunos para falar um pouco da sua profissão (marcar o dia e a hora com
antecedência);
- Valorização de atitudes
relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
Música:
- Ouvir, cantar e dançar
diferentes músicas e ritmos;
- Amo Você (Barney); Papai meu
amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
- Exploração, expressão e
produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais
sonoros diversos.
- Interpretação de músicas e
canções diversas.
- Participação em brincadeiras
e jogos cantados e rítmicos.
Artes visuais:
- Montagem de mural com a
frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache
colorido;
- Confecção de lembranças;
- Pintura livre da camisa para
o papai;
- Cartão para o dia dos pais;
- Carimbo dos pés acompanhado
da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
- Desenho livre baseado no
tema;
- Exploração e manipulação de
materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras,
brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra,
argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão,
parede, chão, caixas, madeiras etc.
- Exploração e reconhecimento
de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
- Cuidado com o próprio corpo
e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
- Cuidado com os materiais e
com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
- Observação e identificação
de imagens diversas.
- Recorte e colagem de
gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
- Confeccionar cartões e
presentes para o dia dos pais;
Movimento:
- Exploração de diferentes
posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em
diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda
etc.
- Ampliação progressiva da
destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de
arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
- Aperfeiçoamento dos gestos
relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento
etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais
em diversas situações cotidianas.
Hora do conto/ teatro:
- Trabalhar com as histórias:
Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o
vocabulário);
- Fantoches da família
(história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
- Realizar pequenas
dramatizações com fantoches criando histórias;
- Dramatizar o pai ou o
responsável na profissão que ele exerce;
- Dramatizar atividades em
família onde apareça a figura paterna;
·
Dramatização de uma situação familiar – (Pode-se
pedir à criança que leve uma roupa do pai para fazer dramatização);
·
Pedir a
uma criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;
·
Descrever
fatos da vida familiar;
·
Improvisar, numa caixa, um cineminha e ir
projetando as cenas, pedindo às crianças para descrevê-las.
Recursos:
Som, CDs com diferentes músicas, revistas,
jornais, cola, tesoura, lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita
métrica, balança, DVD e outros.
Produto final:
·
Apresentação
de homenagem para o dia dos pais na escola e exposição artística com materiais
confeccionados pelos alunos.
·
Confeccionar
convite para a festa do dia dos pais utilizando diferentes materiais.
Elaborar lembrancinhas, utilizando a criatividade
da própria criança para entregar aos pais;
·
Oficina de Atividade: “ O Pai com a Família”,
utilizando diferentes tipos de sucatas e materiais que serão oferecidos pela
oficina para a realização dos trabalhos.
Avaliação:
A avaliação far-se-á mediante a observação
e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos
alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja individual ou coletivamente.
Cronograma
Período de 5 de agosto a 20 de agosto.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA REALIZAR AS OFICINAS COM
OS PAIS:
·
PETECA:
·
MODELAGEM COM ARGILA;
·
CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATAS;
·
ATIVIDADES COM PINTURAS (QUADROS E OUTRAS ATIVIDADES)
Nenhum comentário:
Postar um comentário