PROJETO DIA DOS PAIS (MATERNAL I A e I B)
Justificativa
Como
resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações
significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área
médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das
mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças
influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em
diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos.
Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte
biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos,
os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...
Objetivo geral:
O projeto terá como objetivo geral
contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores,
relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes, além de
integrar os pais, escola e alunos.
Objetivos específicos:
- Valorização
da figura paterna
- Estimular
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar
desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
- Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para
despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
- Participar
de mímicas das músicas;
- Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
- Interpretar
músicas e canções diversas.
Linguagem oral e
escrita:
- Conversa
informal com as crianças (como é o pai ou a pessoa responsável pelo mesmo;
qual o trabalho que o mesmo executa; porque ele escolheu esta profissão;
qual o nome completo do mesmo;
- Realizar
entrevistas com o pai ou o responsável;
- Recitar
versinhos e poemas referentes ao tema;
- Confeccionar
mensagens, frases para homenagear os pais;
- Uso
da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e
expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas
situações de interação presentes no cotidiano.
- Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como
contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
- Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da
escrita.
- Observação
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em
quadrinhos etc.
Matemática:
- Trabalhar
os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe; grande/
pequeno, fino/grosso;
- Manipulação
e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a
existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa
descobrir as características e propriedades principais e suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
- Utilização
da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos,
brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos
quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Natureza e sociedade:
- Participação em atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de
sua comunidade e de outras;
- Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de
alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Identificação de alguns papéis sociais existentes
em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo
social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
- Observação da paisagem local (rios, vegetação,
construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
- Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos,
relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo;
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação
dos espaços coletivos e do meio ambiente.
- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano,
relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao
bem-estar individual e coletivo.
Música:
- Ouvir,
cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
- Amo
Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina
(Ivete Sangalo)
- Exploração, expressão e produção do silêncio e de
sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
- Interpretação de músicas e canções diversas.
- Participação em brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos.
Artes visuais:
- Montagem
de mural com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das
mãozinhas com guache colorido;
- Confecção
de lembranças;
- Pintura
livre da camisa para o papai;
- Cartão
para o dia dos pais;
- Carimbo
dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
- Desenho
livre baseado no tema;
- Exploração
e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e
espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água,
areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal,
papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
- Exploração
e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de
marcas gráficas.
- Cuidado
com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais
de artes.
- Cuidado
com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente
ou em grupo.
- Observação
e identificação de imagens diversas.
- Recorte
e colagem de gravuras de pais e trabalhar com as diferenças existentes;
- Confeccionar
cartões e presentes para o dia dos pais;
Movimento:
- Exploração de diferentes posturas corporais, como
sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições,
ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
- Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se
no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar,
rolar, andar, correr, saltar etc.
- Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a
preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da
experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas
situações cotidianas.
Hora do conto/ teatro:
- Trabalhar
com as histórias: Pinóquio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras
(ampliar o vocabulário);
- Fantoches
da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família);
- Realizar
pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
- Dramatizar
o pai ou o responsável na profissão que ele exerce;
- Dramatizar
atividades em família onde apareça a figura paterna;
Recursos:
Som, CDs com diferentes músicas, revistas, jornais, cola, tesoura,
lápis, material de contagem, EVA, papel pardo, fita métrica, balança, DVD e
outros.
Produto final:
Apresentação de homenagem para o dia
dos pais na escola e exposição artística com materiais confeccionados pelos
alunos.
Confeccionar convite para a festa do
dia dos pais utilizando diferentes materiais.
Avaliação:
A avaliação far-se-á mediante a observação
e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos
alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja individual ou coletivamente.
Cronograma
Período de 5 de agosto a
20 de agosto.
Amei esse projeto, foi de muita ajuda para tornar meu trabalho melhor.
ResponderExcluirAmei. Idéias maravilhosas
ResponderExcluir