domingo, 21 de abril de 2013

Projeto para trabalhar a música

Projeto para trabalhar a música na educação infantil
(sons, rítmos e instrumentos musicais)
Justificativa:
       Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música, conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a música tem na vida das pessoas.
       A música ajuda a afinar a sensibilidade de seus alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções. Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem.
 
Objetivo Específico:
           Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
Objetivos Gerais:
·        Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
·        Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração;
·        Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
·        Desenvolver á autoestima e coordenação motora;
·        Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
·        Explorar os instrumentos musicais;
·        Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento Rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
·        Construir instrumentos musicais;
·        Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela ampliação da cultura;
·        Enriquecimento da inteligência;
·        Vibração da sensibilidade musical;
·        Educar musicalmente.
Conteúdos Conceituais:
·        Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
·        Comparar os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
·        Refletir sobre os tipos de músicas;
·        Identificar as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
·        Saber identificar os tipos de música.
Procedimentais:
·        Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
·        Desenvolver atividades lúdicas com músicas;
·        Desenvolver atividades de matemática;
·        Desenvolver Jogos com músicas;
·        Realizar uma apresentação musical;
·        Associar os tipos de músicas e instrumentos;
·        Montar painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;
Atitudinais:
·        Interessar-se pelos diversos tipos de música;
·        Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;
·        Classificar instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
·        Reconhecer os tipos de música e os instrumentos musicais;
·        Organizar de forma coerente o pensamento em relação aos diversos tipos de música;
·        Atitudes/ comportamentos
·        Comemorações (datas)
·        Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
·        Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.
Linguagem oral e escrita:
·        Nome dos instrumentos e das músicas;
·        Letras inicial de algumas músicas e instrumentos;
·        Cantar acompanhando músicas diversas
·        Desenhar os instrumentos musicais; etc.,
·        Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
·        Observação e manuseio de instrumentos musicais e CD’s, e fitas;
·        Histórias: situações do cotidiano, que envolvam que envolvam leitura; as letras do alfabeto.
Matemática
·        Cantar músicas que contenha contagens;
·        Contar os tipos de músicas;
·        Os tipos de instrumentos musicais;
·        A quantidade de CDs;
·        Quantos são de cada tipo de música;
·        Tamanho de cada instrumento musical, cd’s  (maior, menor, cumprimento, largura, altura, etc);
·        Comparar as medidas;
·        Comparar peso;
·        Formar conjunto
·        Formas geométricas;
·        Maior menor.
Artes visuais
·        Cores;
·        Texturas,
·        Imitações;
·        Estética;
·        Dublagem
·        Maquetes
·        Movimento
·        Danças;
·        Jogos musicais;
·        Postura corporal;
·        Ouvir, músicas canções;
·        Ritmos;
Natureza e sociedade:
·        Brincadeiras com música;
·        Confecção de bandinha;
·        Pesquisa de brincadeiras antigas e atuais (brincadeiras dos pais, avós etc.);
·        Trabalhar com o conceito reciclagem visto que vários instrumentos podem ser confeccionados utilizando os mesmos.
Música:
·        O tom da música;
·        Ouvir em silêncio;
·        Ouvir e cantar junto;
·        Ouvir musica aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
·        Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
·        Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
·        Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)
·        Entoar sons e canções em diferentes alturas;
·        Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando.
·        Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
·        Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
·        Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
·        Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
·        Jogos musicais;
·        Criação de pequenas canções;
·        Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
·        A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
·        Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
·        Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
·        Brincar de mímica tendo como tema uma música;
·        Dançar interpretando a letra de uma música.
·        Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
·        O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
·        Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
·        Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
·        Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
·        Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
·        Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
·        O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
 
Procedimentos didáticos:
·        Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de vassoura, tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões, xiquexique, pratos, cuíca;
·        Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
·        Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
·        Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
·        Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical
·        Jogos conjugados com música;
·        Observar sons e ritmos da natureza;
·        Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
·        Imitar cantores, interpretar canções diversas;
Atividades  a serem realizadas.
      A confecção de uma bandinha também é um ótimo recurso a ser trabalhado com os pequenos! Além de trabalhar a arte, a reciclagem (instrumentos podem ser de sucata), o cuidado com o material, a criatividade, a intensidade e o ritmo!
      Inicie a aula com uma atividade de escutar música para que as crianças trabalhem o ritmo. Peça para que elas caminhem no ritmo da música. Algumas dançarão espontaneamente e até pedirão instrumentos para acompanhar. Nessa brincadeira as crianças estão trabalhando desenvolvimento motor, percepção auditiva e rítmica, além de exercitarem a capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.
O desenho que veio do som
     De cada som sai uma imagem. Nessa brincadeira, a professora pede aos alunos que desenhem o som de algumas músicas. Com isso as crianças expressam graficamente o que ouvem transitando de uma linguagem para a outra. Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de tensão ou relaxamento.
Sobre a linha
      Para trabalhar noções de tempo e espaço podemos sugerir a seguinte brincadeira: Esticar uma corda no chão. A criança deve cantar uma música enquanto caminha por ela. O objetivo é fazer com que a música "caiba" no tempo em que ela caminha pela linha. Trabalha-se, assim, o equilíbrio, a percepção auditiva e o ritmo.
O som e o silêncio
          Outra brincadeira que é sucesso garantido é a de "estátua". Enquanto a música está tocando, as crianças devem caminhar ou dançar. Quando a melodia pára, elas também devem parar imediatamente. Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o silencio o outro o som. Nessas atividades, os alunos descobrem o valor do intervalo entre os sons na música.
 
O monta e desmonta do xilofone
     Um dos instrumentos mais interessantes para crianças que estão começando a aprender música é o xilofone, porque facilita a percepção de diferentes sons. E ele tem uma vantagem adicional quando é daqueles modelos que podem ser desmontados.
     Quando pedimos que as crianças tirem as notas e tornem a montar o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do tamanho de cada uma das placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior, as crianças descobrirão que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto os sons graves são produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no sentido de trabalhar sons graves e agudos com seus alunos. É um grande avanço nessa idade a criança conseguir seriar objetos de aparência idêntica e produtores de sons diferentes.
    Esta sequência de exercícios serve para mostrar que o som pode ser grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E dá o primeiro passo rumo à escrita musical
 
Idênticos porém diferentes
       Preencha três latas de refrigerante iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com arroz. Peça para seus alunos identificarem qual som é mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa média. Aqui há uma evolução na aprendizagem iniciada com a seriação das notas no xilofone, pois, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho, emitem sons diferentes.
 
O lugar certo dos graves e agudos
     Peça para a turma colocar a lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a passagem do som para sua forma escrita.
    Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão, será a vez deles testarem.
 
Outras atividades:
1-Pulso é o coração da música.
a) andar no pulso da música
b) estalar os dedos no pulso da música
c) bater o pé no pulso da música
d) bater palmas no pulso da música
e) andar na ponta dos pés ao pulso da música
f) andar nos calcanhares ao pulso da música
g) andar na parte interna dos pés ao pulso da música
h) andar imitando animais no pulso da música
i) batendo pauzinhos ao pulso da música
j) batendo coquinhos ao pulso da música
k) cruza/estala ao pulso da música
2-Movimentos de 1 a 10
Contar de 1 até 10 batendo palmas no 1 e bater o pé no último
A cada recontagem suprima o ultimo numeral. (1 ao 10) (1 ao 9) (1 ao 8), etc...
3-Ritmo:
a) andar no ritmo da música
b) estalar os dedos no ritmo da música
c) bater o pé no ritmo da música
d) bater palmas no ritmo da música
e) andar na ponta dos pés no ritmo da música
f) andar nos calcanhares no ritmo da música
g) andar na parte interna dos pés no ritmo da música
h) andar imitando animais no ritmo da música
i) batendo pauzinhos no ritmo da música
j) batendo coquinhos no ritmo da música
k) cruza/estala no ritmo da música
4-Repetição rítmica – com cocos ou pauzinhos a professora produz um som e as crianças repetem.
5-Legenda musical
·        Colocar na lousa alguns símbolos e combinar com as crianças que a cada um corresponde um som. Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha = silêncio, etc...
·        A professora agora coloca uma seqüência de alguns símbolos e a criança reproduz com os sons.
6-História sonorizada
·        Reúna diversos materiais que produzam sons (tampas, colheres, bichinhos de borracha, pandeiros, sinos, guizos...)
·        Invente uma história com as crianças ou reproduza uma história já conhecida utilizando esses objetos.
7-Eco
·        O professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a reproduzem.
8-Passando objetos
     Em circulo, cada um com um objeto na mão (copo de plástico, latinha, pauzinho, etc). Cantar uma música e passar o copo no pulso da música.
9-Cala/Canta
    Com pauzinhos, marcar o pulso da música. Cantando e marcando. Quando a professora toca o tambor, param de cantar e continuam marcando o pulso com o pauzinho. Ao novo sinal do tambor continuam cantando. Pode-se trocar os pauzinhos por estalos, palmas, coquinhos...
10-Quente/frio cantado
·        Uma criança sai enquanto outra esconde um objeto. Ao retornar, a criança que estava fora da sala deverá encontrar o objeto.
·        As demais crianças ajudam cantando alto ou baixo de acordo com a proximidade dela do objeto a ser encontrado.
11-Quem está cantando?
·        Uma criança é vendada e fica sentada no colo da professora. As demais crianças andam livremente pela sala.
·        Ao sinal da professora param e olham para ela. A professora aponta uma criança que deverá cantar uma musica.
·        A criança vendada deverá adivinhar quem está cantando.
12-Um de nós foi-se embora
·        Uma criança de olhos vendados. A professora aponta uma criança que sai da sala. Todos cantam a quadrinha abaixo e a criança que estava vendada deverá descobrir quem saiu.
Um de nós foi embora
Quem será, quem será
Será aplaudido
Se o nome acertar.
13-Trocando os desenhos
·        Música calma. Cada criança com uma folha de sulfite e alguns lápis de cor iniciam um desenho. Ao sinal da professora, passam o desenho para o companheiro da direita. Após algumas rodadas a professora encerra a atividade. Os desenhos são expostos para observação de todos. Essa atividade pode ser refeita sempre trocando os estilos de musica: erudita, samba, clássica...
14-Passando muitas bolas
·        Crianças e professora sentadas no chão em círculo. Ao som de uma música vão passando uma bola. Periodicamente a professora introduz mais uma bola até que fiquem muitas bolas na brincadeira. Assim como introduziu, vai tirando uma a uma até que só reste uma.
15-Caixa surpresa
·        A professora coloca numa caixinha uma figura ou um bichinho de plástico. Iniciam cantando uma música ou recitando uma parlenda. Quando terminar, a criança que está com a caixinha abre e dá uma característica do animal. Continuam assim até que descubram qual o animal.
16-Cantos de acolhida
17-Poema ritmado-Ladainha
a) Olá (nome da criança), boa tarde( nome da criança).
Que bom que você veio
Gosto muito de você
 
b) Olá como vai?
Olá como vai?
Eu vou bem.
Eu vou bem
E você vai bem também
Legal, legal, legal, legal, legal, legal, legal
c) Bom dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver
Palma, palma, mão com a mão
Agora um abraço de coração
18-Altura e som
·        Esticar uma corda no chão. Ao som agudo ficam de um lado da corda. Ao som grave do outro lado, previamente combinado. Use flauta ou xilofone.
·        Podemos substituir a corda por bambolê ou adaptar a brincadeira de morto/vivo.
19-Regência de sons
·        Esses sons são memorizados pela classe. A professora como regente  apontará para a criança diferentes sons e a classe reproduzirá o som.
20- Sons da boca:
·        Exploração livre das possibilidades de produção sonora com a boca;
·        Cada criança inventa um som e os demais reproduzem;
·        Construção de frases sonoras com sons inventados pelo grupo
21- Investigações das vozes de animais
·        Explorar livremente as possibilidades de sons imitando os animais;
·        Cantar uma melodia com voz de animal;
·        Cantar a mesma melodia com voz de dois animais ao mesmo tempo.
22-Jogo de identificação
·        Produção de sons com objetos variados: o professor produz um som e as crianças devem adivinhar o objeto; À medida que a capacidade auditiva for sendo desenvolvida, o grau de dificuldade do som produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou três objetos simultaneamente
23-Dominó sonoro
·        Dispostos em roda, a primeira pessoa emite uma seqüência sonora de dois sons, preferencialmente diferentes. A pessoa seguinte deverá imitar o segundo som e criar uma nova seqüência e assim sucessivamente.
24-Sons da natureza
·        De olhos fechados, sentados em círculo, imaginar e reproduzir o som daquilo que vai sendo descrito. (água caindo, vendo balançando as arvores...);
 
25-Jogo de interpretação Musical
Representar uma música com movimentos corporais, com ou sem auxílio de objetos.
 
26-Coordenação de pés, mãos e boca
·        Acompanhamento ou representação de uma música conhecida com sons produzidos pelos pés, mãos, boca (incluindo ou não o canto).
27-Escutar o som do próprio corpo e do corpo dos companheiros.
·        Colocar a mão no peito “escutando” o coração, a respiração. Alternar momentos de repouso e de atividade física intensa. O professor poderá levar um estetoscópio. Escutar também a respiração, o espirro, a tosse, o bocejo, as batidas das mãos, de estalos...
28-Produzir sons tocando diferentes partes do corpo:
·        Batidas no peito, bater palmas com 2, 3, 4, 5, dedos...
29-Escuta dos sons ao redor representando-o através de desenho, massinha, pintura.
 
30-Em dois grupos: um cantará Boi da cara preta e o outro Pirulito que bate bate. Inverter as canções. Trabalhando o respeito, a concentração.
 
31-O Jipe do Padre: O jipe do padre fez um furo no pneu. Colamos com chiclete Substituir gradativamente: jipe por vrum-vrum, padre por amém, furo por psss e pneu por boing.
 
Materiais para confeccionar com os alunos em sala de aula
 
       Quando a criança faz um instrumento, está trabalhando com a essência do som. Qualquer instrumento de corda vai seguir o princípio de uma corda esticada sobre um corpo que amplifica o som. Mas para evitar o problema da afinação do instrumento, o melhor é produzir instrumentos de percussão. Para isso, trabalhe com sucatas.
 
Reco-reco com garrafa de água
Material: 1 garrafa de água que tenha ondulações; barbante; 1 ripinha de madeira ou metal. Decore a garrafa á gosto. Amarre uma ponta do barbante na boca da garrafa e a outra ponta na ripinha de madeira.
 
Surdo
Material: 1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso; barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal. Lave e seque muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor usando tinta. Canetas, colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o tecido grosso amarrando-o com o barbante. Faça uma trouxinha de tecido amarrando-a na ponta da ripinha que servirá de batedor.
 
Guitarra de caixa de papelão
Material: 1 caixa de papelão (pode ser de leite); 1 lápis ou uma ripinha de madeira; 3 elásticos de segurar dinheiro (ou fio de nylon); 1 rolo de papelão (toalha de cozinha) ou uma ripinha de madeira. Faça um recorte oval no meio da caixa. Decore-a como achar conveniente. Passe os elásticos de forma que fiquem bem esticados. Cole o rolo de papelão formando assim o braço da guitarra.
 
Xilofone
Material: um cabide de madeira ou plástico, algumas chaves usadas que não servem mais, cordão e um palito de churrasquinho. Prender as chaves de modo que todas fiquem com os cordões de diferentes tamanhos, o som será produzido à medida que o palito tocar nas chaves e as mesmas se encontrarem.
 
Culminância:
·        Exposição artística com instrumentos variados;
·        Apresentação de uma melodia para as demais turmas (cada turma ficará responsável por uma melodia);
·        Confecção de um livro com diferentes canções para a turma.
 
Cronograma:
Período de 8 de abril a 30 de maio
 
Avaliação:
  • Perceber a capacidade de improvisar;
  • Notar o desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
  • Interesse em aprender a tocar algum instrumento;
  • Distinguir a altura, duração, timbre, memorização.
 

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