Projeto para
trabalhar a música na educação infantil
(sons, rítmos e
instrumentos musicais)
Justificativa:
Incentivar a criança a compreender a
forma adequada de ouvir música, conhecendo os diversos ritmos musicais e seus
instrumentos, e a importância que a música tem na vida das pessoas.
A música ajuda a afinar a sensibilidade
de seus alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio
lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções.
Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da
aprendizagem.
Objetivo
Específico:
Ouvir, perceber e discriminar
eventos sonoros, fontes sonoras e produções, bem como perceber e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e
interpretações musicais. Explorar e identificar elementos da música para se
expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
Objetivos
Gerais:
·
Promover
a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
·
Aumentar
a sensibilidade e a capacidade de concentração;
·
Desenvolver
o raciocínio lógico e a imaginação;
·
Desenvolver
á autoestima e coordenação motora;
·
Desencadear
emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
·
Explorar
os instrumentos musicais;
·
Desenvolver
a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento Rítmico com
instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
·
Construir
instrumentos musicais;
·
Contribuir
na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela ampliação da
cultura;
·
Enriquecimento
da inteligência;
·
Vibração
da sensibilidade musical;
·
Educar
musicalmente.
Conteúdos Conceituais:
·
Identificar
os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
·
Comparar
os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
·
Refletir
sobre os tipos de músicas;
·
Identificar
as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
·
Saber
identificar os tipos de música.
Procedimentais:
·
Classificar
os tipos de músicas e instrumentos musicais;
·
Desenvolver
atividades lúdicas com músicas;
·
Desenvolver
atividades de matemática;
·
Desenvolver
Jogos com músicas;
·
Realizar
uma apresentação musical;
·
Associar
os tipos de músicas e instrumentos;
·
Montar
painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;
Atitudinais:
·
Interessar-se
pelos diversos tipos de música;
·
Socializar
as informações que as crianças possuem sobre o tema;
·
Classificar
instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
·
Reconhecer
os tipos de música e os instrumentos musicais;
·
Organizar
de forma coerente o pensamento em relação aos diversos tipos de música;
·
Atitudes/
comportamentos
·
Comemorações
(datas)
·
Memorizações
de conteúdos como n.º e seqüência matemática
·
Desenvolvimento
do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio
rítmico.
Linguagem oral e
escrita:
·
Nome
dos instrumentos e das músicas;
·
Letras
inicial de algumas músicas e instrumentos;
·
Cantar
acompanhando músicas diversas
·
Desenhar
os instrumentos musicais; etc.,
·
Conversas,
diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
·
Observação
e manuseio de instrumentos musicais e CD’s, e fitas;
·
Histórias:
situações do cotidiano, que envolvam que envolvam leitura; as letras do
alfabeto.
Matemática
·
Cantar
músicas que contenha contagens;
·
Contar
os tipos de músicas;
·
Os
tipos de instrumentos musicais;
·
A
quantidade de CDs;
·
Quantos
são de cada tipo de música;
·
Tamanho
de cada instrumento musical, cd’s (maior, menor, cumprimento, largura, altura,
etc);
·
Comparar
as medidas;
·
Comparar
peso;
·
Formar
conjunto
·
Formas
geométricas;
·
Maior
menor.
Artes visuais
·
Cores;
·
Texturas,
·
Imitações;
·
Estética;
·
Dublagem
·
Maquetes
·
Movimento
·
Danças;
·
Jogos
musicais;
·
Postura
corporal;
·
Ouvir,
músicas canções;
·
Ritmos;
Natureza e
sociedade:
·
Brincadeiras
com música;
·
Confecção
de bandinha;
·
Pesquisa
de brincadeiras antigas e atuais (brincadeiras dos pais, avós etc.);
·
Trabalhar
com o conceito reciclagem visto que vários instrumentos podem ser
confeccionados utilizando os mesmos.
Música:
·
O
tom da música;
·
Ouvir
em silêncio;
·
Ouvir
e cantar junto;
·
Ouvir
musica aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos,
jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto
pela atividade musical.
·
Daí
deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
·
Vale
lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação,
tendo como produto a interpretação e a improvisação.
·
Este
eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrado, visto o contato
estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal,
artes visuais...)
·
Entoar
sons e canções em diferentes alturas;
·
Sentadas
em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola.
O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando.
·
Quando
pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que
esta deixa;
·
Caminhar,
batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
·
Cantar
uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar
quando ele se senta;
·
Fazer
rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre
a bola toda vez que a melodia se interromper.
·
Jogos
musicais;
·
Criação
de pequenas canções;
·
Solicitar
que os alunos cantem a música que mais apreciam;
·
A
educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois
pára e pede para a turma continuar a melodia.
·
Ouvir
músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com
diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
·
Dançar
e cantar em dupla em sincronia com o colega;
·
Brincar
de mímica tendo como tema uma música;
·
Dançar
interpretando a letra de uma música.
·
Construção
de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
·
O
educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos
instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
·
Utilizando
garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
·
Fazer
uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o
som dos instrumentos originais;
·
Escuta
obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção
musical brasileira e de outr os povos e países.
·
Apreciar
músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
·
Busca
informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
·
O
educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre
o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
Procedimentos
didáticos:
·
Confeccionar
uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de vassoura,
tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões, xiquexique,
pratos, cuíca;
·
Acompanhar
o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
·
Formar
grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
·
Perceber
os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
·
Pesquisar
manifestações folclóricas de caráter musical
·
Jogos
conjugados com música;
·
Observar
sons e ritmos da natureza;
·
Identificar
os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
·
Imitar
cantores, interpretar canções diversas;
Atividades a serem realizadas.
A confecção de uma bandinha também é um
ótimo recurso a ser trabalhado com os pequenos! Além de trabalhar a arte, a
reciclagem (instrumentos podem ser de sucata), o cuidado com o material, a
criatividade, a intensidade e o ritmo!
Inicie a aula com uma atividade de
escutar música para que as crianças trabalhem o ritmo. Peça para que elas
caminhem no ritmo da música. Algumas dançarão espontaneamente e até pedirão
instrumentos para acompanhar. Nessa brincadeira as crianças estão trabalhando
desenvolvimento motor, percepção auditiva e rítmica, além de exercitarem a
capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.
O desenho que
veio do som
De cada som sai uma imagem. Nessa
brincadeira, a professora pede aos alunos que desenhem o som de algumas
músicas. Com isso as crianças expressam graficamente o que ouvem transitando de
uma linguagem para a outra. Podemos também trabalhar com cenas de filmes e
desenhos animados, mostrando as mudanças que a música sofre, dependendo de os
momentos serem alegres, tristes, de tensão ou relaxamento.
Sobre a linha
Para trabalhar noções de tempo e espaço
podemos sugerir a seguinte brincadeira: Esticar uma corda no chão. A criança
deve cantar uma música enquanto caminha por ela. O objetivo é fazer com que a
música "caiba" no tempo em que ela caminha pela linha. Trabalha-se,
assim, o equilíbrio, a percepção auditiva e o ritmo.
O som e o
silêncio
Outra brincadeira que é sucesso
garantido é a de "estátua". Enquanto a música está tocando, as
crianças devem caminhar ou dançar. Quando a melodia pára, elas também devem
parar imediatamente. Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o silencio
o outro o som. Nessas atividades, os alunos descobrem o valor do intervalo
entre os sons na música.
O monta e
desmonta do xilofone
Um dos instrumentos mais interessantes
para crianças que estão começando a aprender música é o xilofone, porque
facilita a percepção de diferentes sons. E ele tem uma vantagem adicional
quando é daqueles modelos que podem ser desmontados.
Quando pedimos que as crianças tirem as
notas e tornem a montar o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do
tamanho de cada uma das placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior,
as crianças descobrirão que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto
os sons graves são produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no
sentido de trabalhar sons graves e agudos com seus alunos. É um grande avanço
nessa idade a criança conseguir seriar objetos de aparência idêntica e
produtores de sons diferentes.
Esta sequência de exercícios serve para
mostrar que o som pode ser grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E
dá o primeiro passo rumo à escrita musical
Idênticos porém
diferentes
Preencha três latas de refrigerante iguais,
uma com pedras, outra com feijão e outra com arroz. Peça para seus alunos
identificarem qual som é mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa
média. Aqui há uma evolução na aprendizagem iniciada com a seriação das notas
no xilofone, pois, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho, emitem sons
diferentes.
O lugar certo
dos graves e agudos
Peça para a turma colocar a lata com o som
mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais
aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando bolinhas de fita crepe, associe
cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais grave na linha de
baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta forma, eles
estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a
passagem do som para sua forma escrita.
Use as latinhas para trabalhar outros
conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca,
você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou
vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam
confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como
forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no
andamento) ou forte e lento. Latinhas na mão, será a vez deles testarem.
Outras
atividades:
1-Pulso
é o coração da música.
a)
andar no pulso da música
b)
estalar os dedos no pulso da música
c)
bater o pé no pulso da música
d)
bater palmas no pulso da música
e)
andar na ponta dos pés ao pulso da música
f)
andar nos calcanhares ao pulso da música
g)
andar na parte interna dos pés ao pulso da música
h)
andar imitando animais no pulso da música
i)
batendo pauzinhos ao pulso da música
j)
batendo coquinhos ao pulso da música
k)
cruza/estala ao pulso da música
2-Movimentos de
1 a 10
Contar
de 1 até 10 batendo palmas no 1 e bater o pé no último
A
cada recontagem suprima o ultimo numeral. (1 ao 10) (1 ao 9) (1 ao 8), etc...
3-Ritmo:
a)
andar no ritmo da música
b)
estalar os dedos no ritmo da música
c)
bater o pé no ritmo da música
d)
bater palmas no ritmo da música
e)
andar na ponta dos pés no ritmo da música
f)
andar nos calcanhares no ritmo da música
g)
andar na parte interna dos pés no ritmo da música
h)
andar imitando animais no ritmo da música
i)
batendo pauzinhos no ritmo da música
j)
batendo coquinhos no ritmo da música
k)
cruza/estala no ritmo da música
4-Repetição
rítmica
– com cocos ou pauzinhos a professora produz um som e as crianças repetem.
5-Legenda
musical
·
Colocar
na lousa alguns símbolos e combinar com as crianças que a cada um corresponde
um som. Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha =
silêncio, etc...
·
A
professora agora coloca uma seqüência de alguns símbolos e a criança reproduz
com os sons.
6-História
sonorizada
·
Reúna
diversos materiais que produzam sons (tampas, colheres, bichinhos de borracha,
pandeiros, sinos, guizos...)
·
Invente
uma história com as crianças ou reproduza uma história já conhecida utilizando
esses objetos.
7-Eco
·
O
professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a
reproduzem.
8-Passando
objetos
Em circulo, cada um com um objeto na mão
(copo de plástico, latinha, pauzinho, etc). Cantar uma música e passar o copo
no pulso da música.
9-Cala/Canta
Com pauzinhos, marcar o pulso da música.
Cantando e marcando. Quando a professora toca o tambor, param de cantar e
continuam marcando o pulso com o pauzinho. Ao novo sinal do tambor continuam
cantando. Pode-se trocar os pauzinhos por estalos, palmas, coquinhos...
10-Quente/frio
cantado
·
Uma
criança sai enquanto outra esconde um objeto. Ao retornar, a criança que estava
fora da sala deverá encontrar o objeto.
·
As
demais crianças ajudam cantando alto ou baixo de acordo com a proximidade dela
do objeto a ser encontrado.
11-Quem está
cantando?
·
Uma
criança é vendada e fica sentada no colo da professora. As demais crianças
andam livremente pela sala.
·
Ao
sinal da professora param e olham para ela. A professora aponta uma criança que
deverá cantar uma musica.
·
A
criança vendada deverá adivinhar quem está cantando.
12-Um de nós
foi-se embora
·
Uma
criança de olhos vendados. A professora aponta uma criança que sai da sala.
Todos cantam a quadrinha abaixo e a criança que estava vendada deverá descobrir
quem saiu.
Um
de nós foi embora
Quem
será, quem será
Será
aplaudido
Se
o nome acertar.
13-Trocando os
desenhos
·
Música
calma. Cada criança com uma folha de sulfite e alguns lápis de cor iniciam um
desenho. Ao sinal da professora, passam o desenho para o companheiro da
direita. Após algumas rodadas a professora encerra a atividade. Os desenhos são
expostos para observação de todos. Essa atividade pode ser refeita sempre
trocando os estilos de musica: erudita, samba, clássica...
14-Passando
muitas bolas
·
Crianças
e professora sentadas no chão em círculo. Ao som de uma música vão passando uma
bola. Periodicamente a professora introduz mais uma bola até que fiquem muitas
bolas na brincadeira. Assim como introduziu, vai tirando uma a uma até que só
reste uma.
15-Caixa
surpresa
·
A
professora coloca numa caixinha uma figura ou um bichinho de plástico. Iniciam
cantando uma música ou recitando uma parlenda. Quando terminar, a criança que
está com a caixinha abre e dá uma característica do animal. Continuam assim até
que descubram qual o animal.
16-Cantos de
acolhida
17-Poema
ritmado-Ladainha
a)
Olá (nome da criança), boa tarde( nome da criança).
Que
bom que você veio
Gosto
muito de você
b)
Olá como vai?
Olá
como vai?
Eu
vou bem.
Eu
vou bem
E
você vai bem também
Legal,
legal, legal, legal, legal, legal, legal
c)
Bom dia como vai você?
Meu
amigo como é bom te ver
Palma,
palma, mão com a mão
Agora
um abraço de coração
18-Altura e som
·
Esticar
uma corda no chão. Ao som agudo ficam de um lado da corda. Ao som grave do
outro lado, previamente combinado. Use flauta ou xilofone.
·
Podemos
substituir a corda por bambolê ou adaptar a brincadeira de morto/vivo.
19-Regência de
sons
·
Esses
sons são memorizados pela classe. A professora como regente apontará para a criança diferentes sons e a
classe reproduzirá o som.
20- Sons da
boca:
·
Exploração
livre das possibilidades de produção sonora com a boca;
·
Cada
criança inventa um som e os demais reproduzem;
·
Construção
de frases sonoras com sons inventados pelo grupo
21-
Investigações das vozes de animais
·
Explorar
livremente as possibilidades de sons imitando os animais;
·
Cantar
uma melodia com voz de animal;
·
Cantar
a mesma melodia com voz de dois animais ao mesmo tempo.
22-Jogo de
identificação
·
Produção
de sons com objetos variados: o professor produz um som e as crianças devem
adivinhar o objeto; À medida que a capacidade auditiva for sendo desenvolvida,
o grau de dificuldade do som produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou
três objetos simultaneamente
23-Dominó sonoro
·
Dispostos
em roda, a primeira pessoa emite uma seqüência sonora de dois sons,
preferencialmente diferentes. A pessoa seguinte deverá imitar o segundo som e
criar uma nova seqüência e assim sucessivamente.
24-Sons da natureza
·
De
olhos fechados, sentados em círculo, imaginar e reproduzir o som daquilo que
vai sendo descrito. (água caindo, vendo balançando as arvores...);
25-Jogo de
interpretação Musical
Representar
uma música com movimentos corporais, com ou sem auxílio de objetos.
26-Coordenação
de pés, mãos e boca
·
Acompanhamento
ou representação de uma música conhecida com sons produzidos pelos pés, mãos,
boca (incluindo ou não o canto).
27-Escutar o som
do próprio corpo e do corpo dos companheiros.
·
Colocar
a mão no peito “escutando” o coração, a respiração. Alternar momentos de
repouso e de atividade física intensa. O professor poderá levar um
estetoscópio. Escutar também a respiração, o espirro, a tosse, o bocejo, as
batidas das mãos, de estalos...
28-Produzir sons
tocando diferentes partes do corpo:
·
Batidas
no peito, bater palmas com 2, 3, 4, 5, dedos...
29-Escuta dos
sons ao redor representando-o através de desenho, massinha, pintura.
30-Em dois
grupos:
um cantará Boi da cara preta e o outro Pirulito que bate bate. Inverter as
canções. Trabalhando o respeito, a concentração.
31-O Jipe do
Padre:
O jipe do padre fez um furo no pneu. Colamos com chiclete Substituir
gradativamente: jipe por vrum-vrum, padre por amém, furo por psss e pneu por
boing.
Materiais para confeccionar
com os alunos em sala de aula
Quando a criança faz um instrumento,
está trabalhando com a essência do som. Qualquer instrumento de corda vai
seguir o princípio de uma corda esticada sobre um corpo que amplifica o som.
Mas para evitar o problema da afinação do instrumento, o melhor é produzir
instrumentos de percussão. Para isso, trabalhe com sucatas.
Reco-reco com
garrafa de água
Material:
1 garrafa de água que tenha ondulações; barbante; 1 ripinha de madeira ou
metal. Decore a garrafa á gosto. Amarre uma ponta do barbante na boca da
garrafa e a outra ponta na ripinha de madeira.
Surdo
Material:
1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso;
barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal.
Lave e seque muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor
usando tinta. Canetas, colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o
tecido grosso amarrando-o com o barbante. Faça uma trouxinha de tecido
amarrando-a na ponta da ripinha que servirá de batedor.
Guitarra de
caixa de papelão
Material:
1 caixa de papelão (pode ser de leite); 1 lápis ou uma ripinha de madeira; 3
elásticos de segurar dinheiro (ou fio de nylon); 1 rolo de papelão (toalha de
cozinha) ou uma ripinha de madeira. Faça um recorte oval no meio da caixa.
Decore-a como achar conveniente. Passe os elásticos de forma que fiquem bem
esticados. Cole o rolo de papelão formando assim o braço da guitarra.
Xilofone
Material:
um cabide de madeira ou plástico, algumas chaves usadas que não servem mais,
cordão e um palito de churrasquinho. Prender as chaves de modo que todas fiquem
com os cordões de diferentes tamanhos, o som será produzido à medida que o
palito tocar nas chaves e as mesmas se encontrarem.
Culminância:
·
Exposição
artística com instrumentos variados;
·
Apresentação
de uma melodia para as demais turmas (cada turma ficará responsável por uma
melodia);
·
Confecção
de um livro com diferentes canções para a turma.
Cronograma:
Período
de 8 de abril a 30 de maio
Avaliação:
- Perceber a
capacidade de improvisar;
- Notar o
desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
- Interesse
em aprender a tocar algum instrumento;
- Distinguir
a altura, duração, timbre, memorização.
Muito Bom! Ótimas propostas!
ResponderExcluirGostei muito
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