PROJETO:
O NATAL
ESTÁ CHEGANDO!
TURMAS ATENDIDAS: PRÉ/JARDIM (Vânia- Joseane- Carolini)
I-JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa
família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as
origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o
pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de
presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surge ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:
Este projeto surge ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
v Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
v Reconhecer a importância das boas ações para
nossa vida.
v Compreender
a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos
ensinou.
v Conhecer
os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles;
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles;
v Perceber
a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e
compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
v Ouvir histórias, poesias e textos informativos
relacionados ao tema.
v Realizar
atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
v Observar
as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não
Cristãos.
v Analisar as comemorações das famílias dos
alunos e discutir sobre as diferenças.
v Ouvir
músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
v Construir
presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
v Confeccionar
enfeites para a árvore da escola.
v Realizar
atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
v Que
a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas
mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
v Que perceba o verdadeiro significado de
praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
v Participar
de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
v Ser um agente multiplicador de conhecimentos
sobre
v Valorizar a família,
v Desvencilhar
o natal do comercial, da necessidade do presente.
II – OBJETIVOS GERAIS:
v Incentivar
a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
v Valorizar
a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
v Leitura
de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
v Produção coletiva de pequenos textos.
v Escrita espontânea.
v Cruzadinhas,
caça-palavras.
v Atividades com alfabeto móvel.
v Atividades
diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto
estudado.
v Poesias,
Contos infantis;
MATEMÁTICA
v Situações-problema
envolvendo o tema.
v Estatísticas
(quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
v Cores
primárias - azul e amarelo, cores secundárias – verde, branco e preto;
v Quantidade.
v Atividades
de Raciocínio lógico
NATUREZA E SOCIEDADE
v Observação
do ciclo da água. ( trabalhar a questão da neve)
v Conversa
sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
v Experiências
diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
v Passeio ao redor da escola observando a ação
da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
v Vídeos
que abordam o tema.
v Pesquisa
sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTESVISUAIS
v Desenho
livre e de observação.
v Recorte e colagem
v Dobraduras
v Releitura de obras de arte
v Modelagem
com areia e argila
v Técnicas
de pintura.
v Confecção
de caixinhas para a troca de presentes.
v Confecção
dos enfeites da árvore.
v Desenhos;
MÚSICA E MOVIMENTO
v Atividades
diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
v Cd
especial de natal (gravado especialmente para a data)
v Corais
de músicas natalinas;
v Músicas
para a apresentações de fim de ano.
v Dança
e relaxamento
v Brincadeiras;
Vídeos,
AVALIAÇÃO
A avaliação far-se-á mediante a
observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o
desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do
conhecimento, seja individual ou
coletivamente.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
v
Fazer
um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também
como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não
possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
v
Assistir
o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto
de cada professora,
2ª Etapa
2ª Etapa
v
Cada
turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma
para enfeitar as paredes do pátio.
v
Cada
professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
v
Cada
turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de
acordo com as sugestões.
3ª Etapa
v Apresentar no
final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça
de teatro. (apresentações das turmas de fim de ano;
v Cada turma fará
um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
v Fazer uma
oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão
pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocar bilhetes também.
CRONOGRAMA:
O projeto terá vigência a partir de 25/11/09 a 22/12/13.
AVISOS:
Formatura da escola 20 de dezembro
Horário: 19 horas.
Local: Clube 24 de agosto
Festa de encerramento na escola: 19 de
dezembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário