sábado, 23 de novembro de 2013


PROJETO:
O NATAL ESTÁ CHEGANDO!
TURMAS ATENDIDAS: PRÉ/JARDIM (Vânia- Joseane- Carolini)

I-JUSTIFICATIVA:             Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
            Este projeto surge ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as  crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.

II- Conteúdos:
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
v   Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?

v   Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.

v  Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.

v  Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles;

v  Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

v   Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

v  Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.

v  Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.

v   Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.

v  Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

v  Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.

v  Confeccionar enfeites para a árvore da escola.

v  Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
 
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

v  Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.

v   Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.

v  Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.

v   Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre

v   Valorizar a família,

v  Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
 
II – OBJETIVOS GERAIS:

v  Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;

v  Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

v  Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.

v   Produção coletiva de pequenos textos.

v   Escrita espontânea.

v  Cruzadinhas, caça-palavras.

v   Atividades com alfabeto móvel.

v  Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

v  Poesias, Contos infantis;

MATEMÁTICA

v  Situações-problema envolvendo o tema.

v  Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).

v  Cores primárias - azul e amarelo, cores secundárias – verde, branco e preto;

v  Quantidade.

v  Atividades de Raciocínio lógico
 
NATUREZA E SOCIEDADE

v  Observação do ciclo da água. ( trabalhar a questão da neve)

v  Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

v  Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.

v   Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

v  Vídeos que abordam o tema.

v  Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
 
ARTESVISUAIS

v  Desenho livre e de observação.

v   Recorte e colagem

v  Dobraduras

v   Releitura de obras de arte

v  Modelagem com areia e argila

v  Técnicas de pintura.

v  Confecção de caixinhas para a troca de presentes.

v  Confecção dos enfeites da árvore.

v  Desenhos;
 
MÚSICA E MOVIMENTO

v  Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.

v  Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)

v  Corais de músicas natalinas;

v  Músicas para a apresentações de fim de ano.

v  Dança e relaxamento

v  Brincadeiras; Vídeos, 

AVALIAÇÃO

             A avaliação far-se-á mediante a observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja  individual ou coletivamente.

DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa

v  Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

v  Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,

2ª Etapa

v  Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.

v  Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.

v  Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões.

3ª Etapa

v  Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro. (apresentações das turmas de fim de ano;

v  Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.

v  Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.

CRONOGRAMA:

  O projeto terá vigência a partir de 25/11/09 a 22/12/13.

AVISOS:

Formatura da escola 20 de dezembro

Horário: 19 horas.

Local: Clube 24 de agosto

Festa de encerramento na escola: 19 de dezembro

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário