Escola de Educação Infantil
Brincar e Aprender
Projeto pedagógico Maternal (
Lorena/ Munira )
Justificativa:
Este
projeto foi elaborado com o intuito de atender às seguintes necessidades de
aprendizagens dos alunos: a ampliação da prática da oralidade em sala de aula
e, também, para proporcionar a valorização dos conhecimentos prévios, da
cultura de nosso povo e da literatura infantil.
Conteúdos conceituais:
- Leitura e expressão oral;
- Contos infantis diversos;
- Confecção de cartazes, dedoches/ fantoches;
- Pintura de desenhos dos personagens dos
contos.
Conteúdos
atitudinais:
·
Saber
segurar qualquer tipo de objeto;
·
Saber
pronunciar diferentes palavras enunciadas pela professora;
·
Saber
brincar com os colegas e professoras;
·
Realizar
as atividades propostas seguindo as instruções da professora.
Conteúdos
procedimentais:
·
Realizar as
atividades propostas utilizando os diferentes recursos mencionados nas
atividades propostas.
Linguagem oral
·
Conversar e cantar, frequentemente, com
o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;
·
Instigar a emissão de sons e a pronúncia
de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
·
Dialogar, na troca de roupas e na hora
do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas idéias e conhecimento
do mundo com liberdade;
·
Disponibilizar livros e revistas para
folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem
escrita;
·
Contar histórias e levar a criança a
comentar;
·
Proporcionar dramatizações com máscaras,
fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
·
Deixar que a criança se expresse
livremente histórias, parlendas etc.;
·
Estimular a interação com outras crianças
e adultos;
·
Deixar a criança transmitir recados
simples;
·
Levar a criança a falar o nome das
pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;
·
Trabalhar com projetos de acordo com a
faixa etária;
·
Propiciar jogos de percepção e observação
em situações cotidianas;
·
Proporcionar momento de conto de
histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir
etc.);
·
Direcionar a ação pedagógica de forma a
criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas
com as crianças etc.)
Movimento:
Equilíbrio e Coordenação
·
Brincar em rodinhas levando a criança a
levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
·
Contar histórias e pedir que as crianças
participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;
·
Organizar atividades onde a criança
possa manipular grandes e pequenos objetos, pular
·
Obstáculos, andar para frente e para
trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
·
Proporcionar brincadeiras de estátua,
fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
·
Propor brincadeiras diversas com corda
elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
·
Favorecer o desenvolvimento oral e
corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas,
alimentação etc.;
·
Proporcionar brincadeiras de roda,
esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da
espontaneidade e da socialização da criança;
·
Utilizar brincadeiras com música para
estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor
tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do
adulto);
·
Fazer uso de atividades no espelho,
trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas,
enfim, brincarão com a própria imagem;
·
Desenvolver atividades relacionadas aos
jogos de imitação e mímica.
·
Hora da rodinha com histórias, músicas,
etc;
·
Brincadeiras ao ar livre;
·
Passeio externo ou interno.
·
Brincadeiras coletivas ou opções
individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças).
Artes
Visuais
·
Levar a criança a imitar formas e figuras
por meio da representação;
proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
·
Confeccionar tintas e massas com a
participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de
registro e transformações;
·
Propor toques sobre diversos tipos de
superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;
·
Favorecer a articulação das sensações
corporais e das marcas gráficas;
·
Promover impressão de marcas em papel
comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas
(claras/escuras);
·
Imprimir com as crianças marcas gráficas
utilizando o próprio corpo;
Música
·
Propiciar a escuta de diferentes sons
produzidos por brinquedos sonoros;levar a criança a ouvir e aprender canções,
brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
·
Estimular a produção de sons diversos
(vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);
·
Favorecer a exploração de materiais
sonoros de corda, percussão e sopro;
·
Promover o contato com obras musicais
diversas;
·
Gravar as produções e interpretações das
crianças;
·
Realizar, durante o banho, brincadeiras
com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
·
Promover passeios pelo ambiente escolar
para explorar os sons de cada espaço;
·
Oferecer oportunidades de ouvir e
observar os sons da natureza, em atividades externas;
·
Confeccionar materiais sonoros,
observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
·
Contar histórias enfatizando os sons
existentes;
·
Proporcionar a participação em jogos e
brincadeiras cantadas;
·
Promover a exploração livre dos sons
graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos
(duração).
·
As melodias, as canções e acalantos têm
um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como
brincadeiras para desenvolvimento oral.
·
Os acalantos e brincos são formas de
brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
Natureza e Sociedade
·
Ampliar o repertório histórico e
cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de
seus pais e avós;
·
Oportunizar o manuseio e a exploração de
diferentes tipos de objetos
·
Propiciar
a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a
audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações
que ele estabelece;
·
Nomear com as crianças as partes do
corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e
cotidianas;
·
Promover excursões pelos arredores da
instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam
os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;
·
Formular questões provocadoras para que
as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva
caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);
·
Oportunizar informações em fontes
variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
·
Desenvolver projetos que integrem
diversas dimensões do mundo social e natural.
Matemática
·
Oportunizar à criança brincadeiras como
jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar,
enquanto espera os outros se posicionarem;
·
Propor brincadeiras e cantigas que
incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo
amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
·
Propor situações que propiciem a troca
de ideias sobre as representações;
·
Propiciar a utilização de material massa
de modelar de farinha de trigo com anilina;
·
Construir diferentes circuitos de
obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças
possam engatinhar ou andar;
·
Possibilitar a representação do espaço
numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos
de madeira ou encaixe);
·
Organizar PAINEL com pesos e medidas das
crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés
e depois olhar os números em seus sapatos)
·
Oportunizar à criança audição de músicas
do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números
utilizados como forma de aproximação com a seqüência numérica oral;
Estimulação
A
repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam
estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador
pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
·
Levar a mão do nenê a acariciar o seu
rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
·
Fazer movimentos com objetos coloridos,
que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
·
Pendurar objetos coloridos e sonoros
(sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança
possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará
tocá-los);
acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
·
Oferecer a mamadeira para o bebê,
ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada.
·
Olhar sempre nos olhos dessa criança e
conversar com ela;
·
Fazer a criança rolar de um lado para o
outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
·
Colocar a criança em frente a um espelho
durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
·
Dar à criança um objeto pequeno,
procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
·
Dar dois objetos pequenos ao bebê para
que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro.
·
Procure imitar o som produzido;
·
Oferecer objetos de vários tipos como:
espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros.
·
Oferecer também alimentos ou objetos
variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo:
açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
·
Permitir que a criança vá,
gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.;
permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta
atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
·
Acariciar, cantar e repetir sons ou
gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
·
Fazer, a partir dos sete meses, o nenê
sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
·
Brincar de “achou-sumiu”, cobrindo o seu
rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se a
criança não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu
rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta
brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta
brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
·
Bater palmas, levantar os braços, fazer
gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
·
Colocar o nenê de pé (depois dos oito
meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos;
·
Fazer com que ele impulsione seu
corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do
berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo
interessante;
·
Colocar vários objetos num barbante e
ensinar a criança a puxá-los.
·
Dar papel macio para que os bebês
rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.
Materiais
necessários:
- Livros,
- Papeis coloridos;
- Som, Cds ou pen
drives;
- Videos com músicas
etc.
Avaliação:
A avaliação far-se-á mediante a observação e
registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos
alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja individual ou coletivamente.
Cronograma:
Meses de outubro e novembro.
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