sábado, 26 de outubro de 2013

Projeto da Tia Lorena e Munira.


Escola de Educação Infantil Brincar e Aprender

Projeto pedagógico Maternal ( Lorena/ Munira )

Justificativa:

            Este projeto foi elaborado com o intuito de atender às seguintes necessidades de aprendizagens dos alunos: a ampliação da prática da oralidade em sala de aula e, também, para proporcionar a valorização dos conhecimentos prévios, da cultura de nosso povo e da literatura infantil.


Conteúdos conceituais:

  • Leitura e expressão oral;
  • Contos infantis diversos;
  • Confecção de cartazes, dedoches/ fantoches;
  • Pintura de desenhos dos personagens dos contos.

Conteúdos atitudinais:

·         Saber segurar qualquer tipo de objeto;

·         Saber pronunciar diferentes palavras enunciadas pela professora;

·         Saber brincar com os colegas e professoras;

·         Realizar as atividades propostas seguindo as instruções da professora.

Conteúdos procedimentais:

·         Realizar as atividades propostas utilizando os diferentes recursos mencionados nas atividades propostas.

Linguagem oral

 

·         Conversar e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;

·         Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;

·         Dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas idéias e conhecimento do mundo com liberdade;

·         Disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;

·         Contar histórias e levar a criança a comentar;

·         Proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;

·         Deixar que a criança se expresse livremente histórias, parlendas etc.;

·         Estimular a interação com outras crianças e adultos;

·         Deixar a criança transmitir recados simples;

·         Levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;

·         Trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;

·         Propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;

·         Proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);

·         Direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.)

Movimento:

Equilíbrio e Coordenação

·         Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;

·         Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;

·         Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular

·         Obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;

·         Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;

·         Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.

·         Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;

·         Proporcionar brincadeiras de roda, esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;

·         Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);

·         Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;

·         Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica.

·         Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;

·         Brincadeiras ao ar livre;

·         Passeio externo ou interno.

·         Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças).

Artes Visuais

·         Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;

·         Confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;

·         Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;

·         Favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;

·         Promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);

·         Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;

Música

·         Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;

·         Estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);

·         Favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;

·         Promover o contato com obras musicais diversas;

·         Gravar as produções e interpretações das crianças;

·         Realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;

·         Promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;

·         Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;

·         Confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;

·         Contar histórias enfatizando os sons existentes;

·         Proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;

·         Promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).

·         As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral.

·         Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.


Natureza e Sociedade

·         Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;

·         Oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos

·          Propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;

·         Nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;

·         Promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;

·         Formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);

·         Oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);

·         Desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.


Matemática

·         Oportunizar à criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;

·         Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);

·         Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;

·         Propiciar a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;

·         Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;

·         Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);

·         Organizar PAINEL com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos)

·         Oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a seqüência numérica oral;

Estimulação


A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:

·         Levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;

·         Fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;

·         Pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;

·         Oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada.

·         Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;

·         Fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;

·         Colocar a criança em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;

·         Dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;

·         Dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro.

·         Procure imitar o som produzido;

·         Oferecer objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros.

·         Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;

·         Permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);

·         Acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;

·         Fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;

·         Brincar de “achou-sumiu”, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se a criança não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;

·         Bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;

·         Colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos;

·         Fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;

·         Colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los.

·         Dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.

Materiais necessários:

  • Livros,
  • Papeis coloridos;
  • Som, Cds ou pen drives;
  • Videos com músicas etc.

Avaliação:

           A avaliação far-se-á mediante a observação e registro da professora, sendo que serão acompanhados o desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas nas diferentes áreas do conhecimento, seja  individual ou coletivamente.

 

     Cronograma:

          Meses de outubro e novembro.

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