ESCOLA DE
EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
PROJETO TRABALHANDO COM OS
DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÉ-ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16): A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É próprias emoções e reações.
A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16): A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É próprias emoções e reações.
Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada
a partir da educação infantil, atuando como agente mediador entre a criança e a
formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer
sentimentos próprios da humanidade, um exemplo é o bem e o mal, sentimentos bem
presentes na literatura infantil (MAGNANELLI, 2005. p.2).
Além de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento
das emoções e das relações afetivas, a leitura na educação infantil atua como o
primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o
que resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e
interpretar qualquer texto. Neste sentido o Referencial Curricular para a
Educação Infantil (RCNEI) afirma que:
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
Compreendendo e concebendo a leitura em suas múltiplas formas como um
instrumento facilitador e essencial no desenvolvimento do processo cognitivo e
na compreensão de mundo da criança, justificamos o presente projeto, que
objetiva vivenciar diversas estratégias de leitura, com textos de diferentes
gêneros que incluíram definitivamente a criança no mundo fascinante da leitura
(ANTUNES, 2008, p. 19).
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar diferentes
gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão,
participação e estimulem a formação de leitores na educação infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Estimular o interesse pela leitura;
·
Manusear diversos tipos de textos;
·
Interpretar e encenar histórias lidas;
·
Recontar histórias ouvidas;
·
Conhecer diferentes gêneros textuais;
·
Confeccionar livros;
·
Formar leitores e escritores
competentes, que sejam capazes de produzir textos coerentes e coesos;
·
Desenvolver no aluno o papel
de produtor, leitor e avaliador do próprio texto, levando-o a uma atitude
crítica;
·
Trabalhar as características de cada
gênero textual;
·
Estimular a cooperação por meio de
trabalhos em grupos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
·
Conhecer os diferentes gêneros textuais
trabalhados;
·
Identificar personagens de contos de
fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
·
Identificar os contos pela linguagem
típica dos mesmos;
·
Identificar as marcas temporais
presentes nos contos;
·
Identificar letras e palavras conhecidas
presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
·
Expressar-se por meio de desenhos,
pinturas e colagens;
·
Desenvolver a linguagem oral;
·
Ler, ainda que de forma não
convencional;
·
Dramatizar histórias, por meio de
expressões orais e dança;
·
Descrever cenários e personagens;
·
Identificar soluções de conflitos
presentes nos contos;
·
Identificar títulos de histórias
conhecidas;
·
Continuar histórias a partir de um
determinado ponto;
·
Produzir textos, tendo o professor como
escriba.
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e
necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as
crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar
no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o
conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·
Trabalhar os diferentes gêneros textuais:
texto narrativo, informativo, fábulas, entrevistas, receitas e contos (todos os
tipos), Parlendas, canções, Histórias em
quadrinhos, trava-línguas, bilhetes e outros;
·
Conversa informal sobre os diferentes gêneros textuais;
·
Investigar o conhecimento prévio dos alunos
sobre se já conhecem sobre os mesmos;
·
Após a conversa organizar a sala em duplas e
propor a leitura dos textos;
·
Apresentação da Leitura individual dos textos
para o grande grupo;
·
Socializar no grupo as histórias e/ou textos
lidos, mesmo que de forma não convencional;
·
Recitar poemas, canções, trava-línguas e
outros textos com o auxílio do professor;
·
Realizar atividades referentes
ao textos, fazendo perguntas aos alunos oralmente e pedindo que expressem o que
pensam sobre o gênero desenhando.
·
Vocabulário de palavras desconhecidas;
·
Conversa informal sobre histórias que
gostam;
·
Falar sobre autor e ilustrador de cada
livro;
·
Ler a história;
·
Debate sobre a história;
·
Reprodução coletiva da história;
·
Lista de personagens;
·
Montagem de livro contendo as histórias
trabalhadas
·
Rodinha para conversa informal, troca de
idéias e análise de conhecimentos prévios;
·
Apresentar livro para os alunos –
manusear e conhecer a história;
·
Realizar um banco de palavras retiradas
dos textos, obedecendo a ordem alfabética.
Ø MATEMÁTICA
·
Cores,
·
Quantidade
·
Textura;
·
Seriação: Semelhança/diferença;
·
Construção de jogo da memória a partir
de imagens dos personagens das histórias;
Ø NATUREZA E SOCIEDADE:
·
Animais;
·
Higiene;
·
Cuidados: acidentes domésticos;
·
Meio ambiente e de acordo com o texto
trabalhado (trabalhar de forma interdisciplinar);
·
Transformações dos diferentes ambientes
causados pela ação do homem ou não;
·
Montagem de murais com notícias da nossa
cidade/ou estado;
·
Realizar pesquisas com os alunos
referentes aos temas trabalhados em aula sobre um determinado assunto.
·
Realizar a leitura de diferentes
imagens, dialogando sobre as mesmas.
Ø ARTES VISUAIS:
·
Pintura,
·
Desenho livre;
·
Modelagem dos personagens;
·
Releitura de imagens: obras artísticas
de diferentes pintores;
·
Pintura
·
Recorte, colagem
·
Desenho livre
·
Construção de personagens com sucatas;
·
Artes com material reciclável;
Ø TEATRO/ MÚSICA:
·
Dramatização e registro feito pelas
crianças através de desenho, oralmente;
·
Dramatização de peças teatrais com
cenários.
·
Realizar com os alunos diversas
dramatizações utilizando diferentes materiais como: fantoches, álbum seriado,
livros de histórias e outros.
·
Entoar diversas canções envolvendo o
tema em estudo, sempre dramatizando a música para que as crianças visualizem e
interpretem a música aprendendo desta forma com facilidade;
MOVIMENTO:
·
Realizar diferentes atividades para
trabalhar a coordenação motora ampla;
·
Resgatar brincadeiras antigas e atuais
para trabalhar com os alunos;
CRONOGRAMA:
Meses de outubro e novembro
RECURSOS:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as apresentações das histórias:
vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.Ds, fantoches;
OBSERVAÇÕES: Levar em consideração os seguintes temas:
Temas Transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo,
responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo,
compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação –
Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e
educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e
coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da
observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o
processo, nas atividades propostas, tais como: Reprodução das histórias,
mantendo sequências temporais, utilizando fantoches; Dramatização de algumas
histórias, utilizando fantasias.
RECURSOS:
·
Livros;
·
Jornais;
·
Revistas;
·
Papel ofício;
·
Papel quarenta quilos;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
TNT;
·
Lápis coloridos;
·
Varal;
·
Recursos humanos.
CULMINÂNCIA
·
Montar a exposição de livros,
·
Dividir a turma em quem vai expor os livros, quem vai contar histórias
dos livros vivenciadas anteriormente ou Pedir para que venha um aluno por vez,
eles apresentarão seus livros, encenarão uma história e contarão histórias,
farão isso para a outra turma de educação infantil;
·
Presentearão a cada um com um livro infantil para que possam continuar
exercendo a leitura.
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