sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROJETO MÊS DAS CRIANÇAS


 

Projeto semana das crianças

Escola de Educação Infantil Brincar e Aprender

Coordenação Pedagógica:

Verônica J. Q. Costa Knorr

Ano 2013

Justificativa:

        A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

 

Objetivo Geral:

  • Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

Objetivos específicos:

  • Estimular a auto-estima das crianças;
  • Evidenciar direitos e deveres da criança segundo o estatuto
  • Perceber a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos encontros de integração;
  • Desenvolver habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Proporcionar jogos e brincadeiras para as crianças;
  • Explorar as brincadeiras preferidas das crianças;
  • Reconhecer que nem todas as crianças têm o mesmo tipo de infância;

 

Linguagem oral e escrita:

 

  • Audição de músicas e poesia;
  • Mensagens para as crianças ou um amigo que não esteja na escola;
  • Conversa informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem família, outras trabalham;
  • Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais.
  •  

Matemática:

  • Realizar atividades de contagem utilizando material concreto;
  • Trabalhar com cores e formas,
  • Trabalhar com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros materiais concretos

 

 

Artes visuais:

  • Confecção de dobradura;
  • Confeccionar brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e outros), utilizar também com caixas de leite;
  • Confeccionar trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças;
  • Realizar pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido.

 

Natureza/sociedade:

  • Realização de um piquenique com as crianças ou outro passeio;
  • Realizar um amigo secreto entre os alunos para confraternizar o dia das crianças;
  • Realizar entrevistas com os pais de como era a sua infância, pode pedir que um deles venha até a escola e conte a sua história;
  • Realizar uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que músicas ele gosta;
  • Realizar o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação;
  • Visitar ambientes públicos –Biblioteca pública, Rádio cultura, casa de cultura para conhecimento dos alunos;
  • Declaração dos Direitos da Criança através de imagens.

 

Teatro:

  • Filme coletivo com pipoca;
  • Contar e recontar histórias começo, meio e fim).
  • História coletiva
  • Fantoches
  • Realizar dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as crianças visualizem de forma lúdica.

 

Movimento:

  • Brincadeiras dirigidas
  • Circuitos
  • Atividades envolvendo o corpo
  • Realizar brincadeiras preferidas das crianças;
  • Realizar gincanas com os alunos;

 

Música:

  • Entoar diversas canções envolvendo o tema;
  • Brincar de karaokê com as crianças;

Culinária:

  • Realização de um bolo para comemorar o dia das crianças;
  • Preparar docinhos com as crianças e outras guloseimas;

 

Culminância:
       

  • REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS.
  • APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS: MATERNAL IA E MATERNAL II; JARDIM E PRÉ.
  • REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS.


Avaliação:
        A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

 

OBSERVAÇÃO:

         É DE SUMA IMPORTANCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.

 

 

8 comentários:

  1. Bom dia!

    Gostei muito do projeto.
    Me ajudou bastante para concluir o projeto da escola q trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo projeto ele envolve todos os nivnív de escolaridade.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar o projeto. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo projeto!
    Pois nos ajudará bastante nos nossos objetivos.
    Muito bem elaborado,pois envolve todos os níveis de escolaridade .

    ResponderExcluir