sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Projeto trabalhando o folclore em sala de aula

Justificativa:

       O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. É portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.

       O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.

Objetivos Gerais

·         Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;

·         Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;

·         Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;

·         Incentivar a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;

·         Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

·         Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;

·         Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança- de forma contextualizada;

 

Objetivos Específicos

 

·         Conhecer e resgatar  algumas lendas, inclusive as regionais;

·         Conhecer e valorizar a própria cultura;

·         Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

·         Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

·         Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

·         Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região

·         Identificar o uso da linguagem formal e informal;

·         Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;

·         Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

 

Conteúdos:

 

·         Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

 

·         Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

 

·         Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

Procedimentos didáticos:

 

Língua portuguesa:

 

·         Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.

·         Produções textuais como recontos.

·         Dramatizações de lendas.

·         Termos e expressões características usadas na comunidade, como: gírias, ditados, provérbios, gestos e mímicas;

·         Adivinhas

·         Leitura e escrita

·         Trava-línguas

·         Piadas                                   

·         Lendas da nossa região

·         Parlenda

 

Estudos sociais:

 

·         Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.

·         Montagem de murais.

·         Causos Casos de pescadores, caçadores, assombrações.

·         Entrevista com os familiares sobre as brincadeiras do seu tempo.

·         Superstições: O que as pessoas acreditam que faz bem ou mal, com as devidas explicações;

·         Danças tradicionais da comunidade

 

Ciências naturais:

 

·         Comidas e bebidas: Receitas de comidas e bebidas mais tradicionais;

·         Medicina popular: Pomadas, chás, garrafadas e outros remédios;

 

Matemática:

 

·         Quantidade, tamanho;

·         Adição, subtração

·         Receitas, quantidades,

·         Peso, medida;

·         Gráficos (pesquisa, medos semelhantes, cores das pipas)

·         Brincadeiras: situações problema e relações entre o concreto e abstrato

·         Amarelinha

·          Cinco Marias

·         Bolas de gude

 

Educação artística:

Apreciação visual: Bumba meu Boi, Guido Boletti ( imagem)

·         Produção de imagens,

·          Confecção de brinquedos, etc.

·         Recorte e colagem;

·         Dobraduras;

Fazer Artístico:

·         Confecção de máscaras de personagens da lenda;

·         Oficina de dobraduras e sucatas;

·         Artesanato – expressão através da arte com as mãos, da habilidade manual e criatividade, originando peças de barro, palha, tecido, couro, papel, fibras, areia e materiais diversos.

·         Argila - construção de personagens folclóricos, panelas;

·         Brinquedos – simples e fáceis, individuais ou coletivos, alguns podem ser fabricados em casa. São usados para compor o imaginário infantil, são parte da expressão da infância e transmitidos, também, por gerações.

·         Sugestão: Pipa (papagaio)

Uma brincadeira muito antiga porém ainda apreciada pelas crianças é a pipa, embora tenha sido esquecida pela nova geração e trocada por brinquedos de alta tecnologia, várias crianças ainda brincam com a pipa.

 

Movimento/Música:

 

·         Gincana de provérbios;

·         Brincadeiras de roda, ritmo

·         Cantigas de roda, brincadeiras folclóricas.

·         Trabalhar a origem de músicas populares cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontaneamente pelo povo.

·         A música folclórica encontradas em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.

·         Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. (Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato.)

·         Cantigas de ninar, canções de ninar, acalantos ou cantigas de embalar são canções que as pessoas entoam para fazer os bebês dormirem suavemente.

·         As danças acompanham as músicas em vários rituais folclóricos, sendo as principais danças folclóricas brasileiras samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha, danças gaúchas.

 

Recursos:

         Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica.

 

Avaliação:

         A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Público- alvo
            O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração, e a pesquisa em várias fontes tais como livros, revistas, jornais e até mesmo o saber que é passado de geração para geração, como as receitas, as simpatias, as tradições. Pois, todo o país, toda a cidade, todo o bairro e toda a família tem seu folclore e se mantêm ricas e encantam até hoje as crianças e os adultos. Por isso, discutir em sala de aula, quem são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras e brinquedos, receitas, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.

Cronograma

Mês de setembro

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